O vereador Joelson Silva (Avante) apresentou à Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei nº 307/2024, que estabelece a Campanha de Combate à Violência contra a Mulher no Trânsito. O projeto encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa Legislativa.
Segundo o vereador, o projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do respeito às mulheres no trânsito e prevenir práticas discriminatórias. Ainda para Joelson Silva, o preconceito contra as mulheres no trânsito vai além da esfera legal e, por isso, é necessário chamar a atenção para medidas que possam evitar consequências graves.
O parlamentar destaca que muitas mulheres são vítimas de agressões e preconceito no trânsito.
“As mulheres têm o direito de transitar nas vias públicas com segurança, respeito e sem discriminação”, completa Silva.
Habilitadas – Em Manaus, as mulheres representam 32,7% dos motoristas habilitados, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran).
No Brasil, o trânsito ainda é pouco diverso. Das 74,3 milhões de Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) emitidas no país, apenas 35% são de mulheres, de acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Impactos – Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Trânsito (Abramet) mostra que 2 milhões de brasileiros têm medo de dirigir, sendo que 80% são mulheres.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM
Joelson Silva apresenta PL para sensibilizar a sociedade contra o preconceito às mulheres no trânsito Câmara Municipal de Manaus.