Presidente da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), a deputada estadual Joana Darc (UB) salientou a importância do projeto Castramóvel no combate às zoonoses no Estado. Atualmente, o projeto conta com três unidades ativas no Amazonas, atendendo em lugares diferentes na capital.
Oriundo de emendas parlamentares de Joana Darc, o Castramóvel já atingiu 24 mil castrações em todo o Amazonas, desde 2021, ano em que iniciou os procedimentos.
Segundo a parlamentar, a castração contribui com a saúde pública do Amazonas, pois, após o procedimento, diminui as fugas e “saidinhas” de animais, dificultando o contato com zoonoses, como a esporotricose.
“O Castramóvel é um projeto que fortalece as políticas públicas de combate às zoonoses no Amazonas. Antes de 2021, não tínhamos ações itinerantes como temos agora, de castração em massa, com uma equipe que trabalha para a conscientização da população sobre o bem-estar animal, falando sobre como a castração é importante para diminuir o número de esporotricose no Estado”, pontuou.
Castramóveis em Manaus
As Unidades Móveis de Castração do Governo do Amazonas são administradas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Além do Castramóvel fixo na Sema, no bairro Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul, próximo ao Mirage Park, outras duas unidades atuam de forma itinerante na capital.
No São José Operário, zona Leste, a ação de castração começou na segunda-feira (8/7), com o agendamento prévio para cães e gatos. De acordo com Joana, a equipe da CPAMA aproveita a oportunidade para levar informações à população sobre o combate de zoonoses. A parlamentar, ainda, afirmou castração para os demais municípios.
“Nas ações de castração, entregamos cartilhas para que a população possa contribuir com o combate de tantas zoonoses que atingem nosso Estado, principalmente a capital. Estamos com três unidades castrando animais a todo vapor e, em breve, vamos levar essas ações itinerantes para os municípios do interior do Amazonas”, garantiu.
Desde junho deste ano, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo da Amazonas iniciou a “Campanha contra o abandono e maus-tratos de animais”, em parceria com a Sema e a CPAMA, na comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona Leste, e na Comunidade Manaus 2000, no Japiim, zona Sul, ambas áreas de intervenção do Prosamin+.
Por meio da campanha, mobilizações foram feitas dentro das comunidades para falar sobre castração, zoonoses, bem-estar animal e maus-tratos. Com isso, foi aberta uma agenda, para ambas as comunidades, de procedimento de castração. Ao todo, a expectativa é de que sejam castrados mais de 500 animais.
Agendamento
Para agendar, o cidadão deve preencher o formulário do Castramóvel (https://bit.ly/formulariocastramóvel) ou entrar em contato pelo WhatsApp do Disque-Castração (92) 98602-4456, da Sema.
O interessado deve aguardar a equipe da Sema entrar em contato, seja por ligação ou mensagem. O contato será feito por ordem de cadastro, para confirmar a data do procedimento.