O vereador Kennedy Marques (MDB), por meio de uma emenda parlamentar, destinou R$ 1,9 milhão para o enfrentamento da esporotricose em Manaus. O recurso será fundamental para ações de saúde pública que visam conter a proliferação da doença na capital amazonense e que afeta tanto animais quanto seres humanos.
A esporotricose, causada por um fungo, é mais comum entre os gatos, que podem transmitir a doença para os humanos. Dada a gravidade e o rápido avanço do problema, a destinação dos recursos é uma resposta urgente e necessária para proteger a população.
De acordo com o vereador, os recursos serão utilizados para intensificar as ações de controle da zoonose, incluindo a aquisição de unidades móveis de castração, que permitirão alcançar mais animais em diversas áreas da cidade, especialmente aqueles cujos tutores não têm condições de levar os pets ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
“Com a destinação desse valor, Manaus poderá ampliar as ações de combate à esporotricose, proporcionando mais oportunidades de prevenção e controle para a população e seus animais. A castração de animais é uma medida essencial para reduzir a transmissão da doença”, destacou Kennedy Marques.
Ao destinar emendas parlamentares para questões de saúde pública, o vereador Kennedy Marques reforça seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos manauaras. Ele acredita que essas ações são cruciais para conter a disseminação da doença e promover um ambiente mais saudável para todos.
Kennedy Marques destina R$ 1,9 milhão para o combate à esporotricose em Manaus Câmara Municipal de Manaus.