Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Lei de brigadistas do Comandante Dan começa a surtir resultados

5 de fevereiro de 2025
Compartilhar

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) fez referência ao termo de cooperação técnica assinado entre o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e a Prefeitura de Boca do Acre (distante a 1.028 quilômetros de Manaus). O termo trata da implantação de Grupamento de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP) e tem embasamento na Lei n° 6.987/2024, de autoria do parlamentar, que institui diretrizes de prevenção, pronta-resposta e combate a incêndios e que também estabelece a criação das brigadas para prevenção e combate a incêndios e similares.

“Sinto orgulho cidadão ao perceber que a nossa lei, elaborada em parceria com a direção do Corpo de Bombeiros, começa a ser implementada e a levar maior segurança ambiental ao interior. Articulamos inclusive junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública o financiamento das viaturas de combate a incêndio para os municípios mais atingidos pelas queimadas florestais. A partir de agora, o protocolo das audiências públicas e visitas técnicas da Comissão de Segurança Pública (CSP) incluirá o estímulo aos termos de cooperação técnica”, afirmou Comandante Dan.

O objetivo final do Corpo de Bombeiros Militar é implantar bases em 21 municípios do interior, aumentando a cobertura de atendimento. O projeto é uma junção de esforços do Governo Federal, Estadual e Municipais, por meio de convênios. O investimento é no valor de R$ 21 milhões, via Ministério da Justiça e Segurança Pública, para viaturas e equipamentos. Haverá também a capacitação dos brigadistas e efetivo para comandar os Grupamentos.

A Lei n° 6.987/2024 estabelece a dinâmica de implantação dos grupamentos e brigadas, bem como um sistema de informação, comunicação e monitoramento.

“Estou certo que a medida da criação dos grupamentos nos municípios mais atingidos poderá fazer toda a diferença frente à nova realidade ambiental que nos é imposta pelas mudanças climáticas, que causam sucessivas tragédias climatológicas e hidrológicas. Ainda tenho esperança que possamos constituir a comissão mista parlamentar para acompanhamento da realidade ambiental do Amazonas”, finalizou Dan Câmara.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual