Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Maio Vermelho: SES-AM alerta para a atenção e cuidados contra a hepatite

17 de maio de 2024
Compartilhar

A doença, que atinge o fígado, PODE levar a complicações, como cirrose e câncer, e até causar a morte

Foto: Arquivo FVS-RCP e Evandro Seixas

Durante o “Maio Vermelho”, campanha que alerta para os cuidados e prevenção contra a hepatite, a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) adverte a população sobre os perigos da doença, que é silenciosa e PODE levar a complicações, como cirrose e câncer (hepatocarcinoma), e até mesmo causar a morte.

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, explica que, na REDE estadual de saúde, a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) é a unidade de referência no tratamento de hepatite. Ela ressalta a importância da vacinação contra o vírus da hepatite A e B. E, também, da testagem regular para os tipos A,B, C e D, principalmente para os que têm acima dos 40 anos.

A vacinação e a testagem estão disponíveis de forma gratuita nas Unidades Básicas de saúde (UBSs). A vacina é indicada a partir dos 12 meses de idade. Ainda não existem vacinas que confiram proteção contra os tipos C, D e E.

A hepatite PODE ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, além de acidentes ocupacionais, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas, entre outras. “Por ser uma doença muitas vezes silenciosa, sem manifestar sintomas, é importante as ações que alertem sobre os perigos que PODE causar”, destaca a secretária Nayara Maksoud.

Foto: Arquivo FVS-RCP e Evandro Seixas

De acordo com o painel epidemiológico da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em 2023 o Amazonas teve 436 casos confirmados de hepatite B, 179 de hepatite C, 30 de hepatite A e 28 da hepatite D, além de 122 mortes pelos quatro tipos da doença, para os quais é feita a testagem na REDE pública.

Este ano, até o dia 2 de maio, a FVS já contabilizou 105 casos confirmados de hepatites: sendo 68 do tipo B, 31 do tipo C, quatro do tipo A, e dois do tipo D. Nesse período, 21 óbitos já foram registrados no Estado. Conforme o painel epidemiológico FVS-RCP não há registros de mortes por hepatite E no Amazonas nos últimos sete anos.

Tipos de hepatites

As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.

Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A hepatite A, muitas vezes, está relacionada à falta de saneamento básico, a questões de higiene pessoal e dos alimentos. É uma infecção mais leve e que já existe vacina para prevenção. A hepatite do tipo B é contraída através da relação sexual desprotegida ou contato sanguíneo.

Segundo o Ministério da saúde (MS), a hepatite C é considerada a maior epidemia da humanidade, contaminando cinco vezes mais do que a AIDS/HIV. A infecção é contraída pelo contato com o sangue. Não existe imunizante contra esse tipo, mas é possível prevenir.

A do tipo D, as formas de transmissão são idênticas às da hepatite B, sendo: por relações sexuais sem preservativo com uma pessoa infectada; da mãe infectada para o filho, durante a gestação e parto; compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos);

A hepatite do tipo E também PODE provocar grandes epidemias. A transmissão ocorre pela via digestiva. Localidades com falta de saneamento básico podem sofrer mais com a proliferação da doença. Outra forma não muito lembrada de infecção pelas hepatites B, C e D é por material de manicure.

O médico infectologista Paulo Luís Ferreira, da FMT-HVD, destaca que as hepatites são fáceis de serem detectadas, principalmente quando se manifestam com a cor amarelada da pele e dos olhos, que chamamos icterícia. “Com os exames disponíveis, atualmente, Podemos detectar os tipos A, B, C e D da doença, mesmo quando os pacientes estão sem sintomas, até mesmo as do tipo B, C, D que são as que costumam ficar ‘incubadas’ em alguns casos e causar cirrose e câncer de fígado”, afirma o infectologista, destacando que os exames disponíveis na REDE pública de saúde detectam os quatro tipos da doença.

O post Maio Vermelho: SES-AM alerta para a atenção e cuidados contra a hepatite apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Capa, Governo do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Base Arpão 2: PMAM apreende mais de 240 quilos de entorpecentes em pouco mais de 72 horas

17 de setembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca a necessidade de garantir energia elétrica em comunidades isoladas do Amazonas

17 de setembro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 303 vagas de emprego para esta quinta-feira

17 de setembro de 2025
Amazonas

Ação de Cidadania da Setemp reforça políticas de inclusão e oportunidades no mercado de trabalho

17 de setembro de 2025
Amazonas

Vacinação de Fronteira: FVS-RCP participa de reunião preparatória trinacional em Tabatinga

17 de setembro de 2025
Amazonas

Setembro Verde: SEPcD acompanha fiscalização sobre uso indevido de vagas de estacionamento destinadas à PcDs

17 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual