A nova edição do curso busca promover qualidade de vida e empoderamento para mulheres
Foto: Julcemar Alves / Sedel
Na manhã deste sábado (09/11), mais de 350 mulheres participaram da nova edição do Curso de Defesa Pessoal Feminina, iniciativa do Governo do Amazonas. A atividade realizada na Arena da Amazônia, coordenada pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), apresentou as participantes noções básicas de defesa pessoal com dinâmicas em grupo, alongamentos físicos e técnicas de luta.
“Hoje o Governo do Amazonas está abrindo as portas da Arena da Amazônia e recebendo mais de 350 mulheres nesse curso. A visão desse curso é colocar mais mulheres no esporte e quem sabe revelar atletas de alto rendimento, mas o mais importante é que elas possam aprender, através da arte marcial, maneiras de se defender no âmbito familiar, no âmbito profissional e nas ruas”, destacou o secretário da Sedel, Jorge Oliveira.
Foto: Julcemar Alves / Sedel
O curso, que está dividido em dois módulos, desperta nas novas atletas a curiosidade em aprender mais sobre as práticas esportivas. Por meio dessas aulas, muitas mulheres encontram não apenas técnicas para se proteger fisicamente, mas confiança e poder sobre sua própria vida.
“Eu já queria fazer esse curso há muito tempo. Então, quando vi essa oportunidade, abracei. A primeira aula foi incrível e eu espero poder dar continuidade, praticar um esporte e incentivar outras mulheres também”, disse a confeiteira Crislene Sampaio, de 34 anos, que participou pela primeira vez do curso.
Foto: Julcemar Alves / Sedel
As aulas, que geralmente incluem exercícios de autodefesa, também trabalham a psicologia da defesa, ensinando as participantes a manterem a calma em situações de risco e a tomarem decisões rápidas para se protegerem. “O Governo do Amazonas está de parabéns por essa iniciativa. Acredito que essa era a oportunidade que muitas de nós estávamos esperando, a nossa primeira aula foi maravilhosa, só consigo expressar gratidão”, comentou Doralice Liel, de 21 anos.
O Curso de Defesa Pessoal Feminina já alcançou mais de 1.500 mulheres no estado, tendo sido realizado em 11 bairros da capital amazonense, no município de Parintins, além de cinco edições que aconteceram na Vila Olímpica de Manaus.