A equipe do programa Cidadão de Berço, da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), esteve, na quarta-feira (21/5), na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Arminda Guimarães de Andrade e na Escola Estadual General Sampaio, onde foram atendidas, ao todo, 64 crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, que aprenderam, de forma lúdica, sobre cidadania, política e democracia.
A pedagoga Josy Kelly Martins, que possui vasta experiência com educação infantil, acredita que o diferencial do programa é a oportunidade de conscientizar, desde cedo, esses alunos, que já vão crescer com uma noção de seus direitos e deveres dentro da sociedade, da importância da política e do voto, e com uma consciência sobre a vida em coletividade.
“Procuramos conscientizá-los, de uma forma natural e de fácil entendimento, de que a política faz parte do dia a dia, por meio das nossas ações e de como nos relacionamos com o outro, em sociedade. Esse programa atende a uma demanda de educação cidadã para crianças menores, uma necessidade que era externada pela direção e equipe pedagógica das escolas, e que se tornou realidade”, disse.
Para a professora Lia Lourenço, da Escola Estadual General Sampaio, o programa é excelente. “Nossos alunos, hoje, puderam aprender e se desenvolver conhecendo mais sobre a política, sobre o funcionamento dos Três Poderes e sobre a vida em comunidade, que é tão importante. Estou muito feliz por termos sido escolhidos para receber esse programa”, avaliou.
Na próxima terça-feira (27/5), o Cidadão de Berço segue com sua segunda etapa, recebendo as crianças dessas escolas para a culminância do programa, momento em que os estudantes anteriormente contemplados visitarão a sede da Assembleia Legislativa, onde apresentarão uma carta ao presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB), e participarão da entrega de certificados do programa.