Serviço integra ação itinerante do Sistema Sepror, que visa levar orientações aos trabalhadores do setor primário
Foto: Marfran Vieira/Idam
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) atendeu, nesta sexta-feira (27/09), mais de 200 produtores rurais e moradores da comunidade Frederico Veiga, localizada no KM 2 da BR-174. Esse serviço faz parte da ação itinerante da qual também participaram a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).
O Idam entregou 18 Cartões do Produtor Primário (CPP) e, também, prestou orientações sobre os serviços ofertados por meio das 75 Unidades Locais (UnLoc’s) e postos avançados distribuídos nos 62 municípios amazonenses. O Idam tambématua na regularização de produtores rurais e é o órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural no Amazonas.
“É muito importante que o trabalhador rural conheça os benefícios e vantagens que pode usufruir e, dessa forma, garantir melhores condições de trabalho e melhoria de vida”, disse o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.
Foto: Marfran Vieira/Idam
Alvino acrescentou ainda, que, na ocasião, entre as orientações prestadas estavam as relacionadas ao crédito rural, regularização de documentos, como o CPP e os cadastros Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Ambiental Rural (CAR). “É com esses documentos em dia que o produtor pode acessar políticas públicas e o crédito rural”, reforçou o dirigente, ao acrescentar que o setor primário está entre as prioridades do governador Wilson Lima.
A ação itinerante do Sistema Sepror desta sexta-feira contou com o apoio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Manaus, responsável pelos atendimentos dos produtores rurais da área.