Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Na semana de conscientização sobre o Burnout, deputada Joana Darc destaca legislação voltada à saúde mental no trabalho

27 de janeiro de 2025
Compartilhar

Autora da Lei Estadual nº 7.188/2024, que institui a última semana do mês de janeiro como a “Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Esgotamento Profissional ou Síndrome de Burnout”, a deputada estadual Joana Darc (UB) destacou a necessidade de falar sobre doenças que afetam a saúde mental dos trabalhadores no Amazonas.

Os dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) apontam que aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com burnout, doença ocupacional reconhecida e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022. Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados no mundo.

“Essa lei é dedicada ao desenvolvimento de ações educativas que ajudam na prevenção, diagnóstico e tratamento dessa doença e na construção de ambientes de trabalho mais saudáveis. Precisamos falar sobre isso, pois, na maioria das vezes, passamos tempo demais no trabalho e, dependendo de como for o ambiente, isso pode acabar afetando a saúde mental de forma negativa”, defendeu Joana.

A campanha acontece na última semana do mês de janeiro para promoção das ações propostas, uma vez que, segundo o calendário do Ministério da Saúde, este mês é dedicado aos cuidados com a saúde mental em todo o país, o chamado “Janeiro Branco”. Inclusive, o Amazonas possui a “Lei Janeiro Branco”, também de autoria da parlamentar.

Sobre a Síndrome

A Síndrome de Burnout vem do inglês “to burn out” – que significa queimar por completo e é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, envolvendo esgotamento físico, mental e emocional.

As causas podem envolver submissão a longos períodos de trabalho, sobrecarga de tarefas, ambiente de trabalho tóxico, entre outras situações laborais desgastantes. A parlamentar autora da lei recomenda que as pessoas prestem atenção aos sinais e busquem ajuda o quanto antes.

“São pequenos alertas que nosso corpo faz a nós quando algo não está bem. Então, se você precisar de ajuda, converse com pessoas de sua confiança, seja família ou amigos, mas, principalmente, procure ajuda profissional, pois a nossa saúde mental deve ser levada a sério”, disse.

Vale destacar que os sintomas do burnout são vários, sendo dores de cabeça constantes, alteração no humor, sentimento de fracasso, frustração, insegurança ou incompetência, ansiedade, insônia, dificuldade de concentração. Além disso, pode acompanhar um quadro de depressão e funcionar como fator de risco ou de agravamento de hipertensão, distúrbios cardíacos e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual