Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

No primeiro semestre deste ano, Programa Melhor em Casa realizou 40 mil atendimentos domiciliares

16 de agosto de 2024
Compartilhar

Sob a coordenação da SES-AM, o trabalho é executado por equipe multidisciplinar e auxilia na redução do período de internação do paciente

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM e Divulgação

O programa Melhor em Casa, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), já realizou 40 mil atendimentos domiciliares, de janeiro a julho de 2024, a pacientes de alta complexidade, que necessitam de atenção contínua. Além do acompanhamento semanal com equipes multidisciplinares, os pacientes recebem insumos e nutrição, pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

Além dos atendimentos, também foram realizados 2,5 mil procedimentos, entre trocas de curativos complexos, trocas de cânula de traqueostomia e de sonda. O programa é desenvolvido por meio de parceria entre os governos federal e estadual. Atualmente, atende 646 pessoas no Estado. O Amazonas e Santa Catarina são os únicos estados em que os governos estaduais viabilizam, além da equipe de atendimento, a entrega de insumos e nutrição ao paciente.

Este ano, o Melhor em Casa possibilitou a desospitalização de 80 pacientes. Por meio da Cema, o programa faz a dispensação mensal de 12.966 unidades de medicamentos, 32.408 produtos de nutrição e 346.835 produtos para saúde.

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM e Divulgação

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o Melhor em Casa auxilia na redução do período de internação do paciente, que passa a realizar o tratamento no ambiente familiar, sendo acompanhado por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Esse programa é uma referência, mostra o compromisso do Governo do Estado com a assistência, propiciando que esse paciente, muitas vezes em uma condição crônica, receba todo o suporte de saúde em casa, com medicamentos, alimentos e insumos”, observou.

Segundo a coordenadora do Melhor em Casa na SES-AM, Semira Torres, o atendimento é feito por Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (Emad), formada por médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e fisioterapeuta. Caso necessário, o paciente também é acompanhado por Equipe Multidisciplinar de Apoio à Atenção Domiciliar (Emap), composta de fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social e psicólogo.

“Este ano, além de bons números de desospitalização, temos também 15 altas clínicas, que é quando o paciente, acompanhado pelo Melhor em Casa, apresenta melhora no quadro de saúde e pode seguir seu tratamento sem o monitoramento semanal das nossas equipes. Isso só mostra a qualidade dos atendimentos realizados”, afirmou.

O programa conta com 18 equipes, que envolvem, ao todo, 218 profissionais de diversas especialidades, divididos entre Emad e Emap, além do pessoal de retaguarda, incluindo administrativo, transporte, higienização e limpeza.

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM e Divulgação

Atuação nas unidades de saúde

As equipes do Melhor em Casa também atuam em algumas unidades de saúde, realizando avaliação de paciente para se certificar se pode passar a ser assistido pelo programa. Conforme Semira Torres, o corpo clínico das unidades solicita a visita da equipe multidisciplinar para fazer essa análise.

“Nós observamos se esse paciente está no perfil atendido pelo Melhor em Casa e se tem condições de continuar o tratamento em domicílio. A equipe avalia e, em caso positivo, ele tem a alta programada. Além disso, a nossa equipe faz todo um trabalho de avaliação da residência do paciente, se existe o mínimo de estrutura para recebê-lo”, detalhou.

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM e Divulgação

Ao todo, a iniciativa é oferecida em 12 unidades hospitalares: Hospital e Pronto Socorro (HPS) da Criança Zona Oeste, Sul e Leste; HPSs 28 de Agosto, Hospital, Dr. João Lúcio Pereira Machado e Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo; Hospital Delphina Abdel Aziz; Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (HCFM); nas fundações Adriano Jorge (FHAJ), Centro de Controle de Oncologia (FCecon) e de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD); e Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Zona Sul.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Ipaam apreende carne de capivara comercializada ilegalmente em feira de Itacoatiara

15 de julho de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação convoca mais 131 candidatos do PSS para a capital do Amazonas

15 de julho de 2025
Amazonas

RecuperaFone: Aparelho furtado em Manaus é recuperado no interior por meio do programa estadual

15 de julho de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 196 vagas de emprego para esta quarta-feira

15 de julho de 2025
Amazonas

FVS-RCP reforça compromisso da vigilância em saúde para população LGBTQIA+ na 4ª Conferência Estadual

15 de julho de 2025
Amazonas

Idam leva mutirão de retificação de Cadastro Ambiental Rural (CAR) a Rio Preto da Eva

15 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual