Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Nos primeiros cinco meses, consumo de gás natural aumenta 12%

5 de julho de 2024
Compartilhar

Aumento se deve ao consumo crescente dos segmentos industrial, comercial e residencial

FOTO: Divulgação/SecomConsumo médio de gás natural alcançou 5,501 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) nos cinco meses iniciais do ano. O crescimento foi de 12% em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).

Essa evolução no consumo decorre da expansão da rede de distribuição de gás natural (RDGN), que alcança 296 quilômetros (km) de extensão conforme dados de maio. O avanço do sistema de gasodutos propiciou o aumento de unidades consumidoras (UC’s) contratadas, cujo número, no quinto mês do ano, chegou a 19.769, sendo essas dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação.

No que se refere ao comportamento do consumo por segmento, em termos de crescimento percentual, o residencial e o comercial permanecem sendo os de maior destaque. A Cigás contabilizou, em maio, 19.401 usuários residenciais. Esse segmento respondeu pelo consumo médio diário de 4,1 mil metros cúbicos no primeiro quinquemestre – salto de 61,28% frente à média do mesmo período do ano passado.

O segmento comercial apresentou aumento considerável de 20%, de janeiro a maio, na comparação com igual período de 2023. Esse desempenho representou consumo médio diário de 6,2 mil m³/d. Neste segmento, a Companhia conta com 264 UC’s de diversos ramos de atividade.

“Hoje, nos orgulhamos em dizer que os principais shoppings de Manaus, além de grande número de lavanderias, academias, restaurantes e outros tipos de empreendimentos comerciais já utilizam o gás natural e continuamos a trabalhar para levar esta fonte de energia mais econômica e mais limpa para um número cada vez maior de usuários”, afirma o diretor-presidente da Cigás, Heraldo Câmara.

FOTO: Divulgação/Secom

Principais segmentos em volume consumido

O termelétrico é o principal segmento em termos de volume consumido. Neste caso, o consumo atingiu 4,640 milhões de m³/d, acréscimo de 6,5% em relação aos cinco primeiros meses de 2023. A Companhia fornece GN para usinas termelétricas que geram energia elétrica para os municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari, Codajás e a capital (Manaus).

Com 76 indústrias dos polos eletroeletrônico, duas rodas, papel e papelão e químico contratadas como unidades consumidoras, o segmento industrial continua a apresentar desempenho positivo, sendo o segundo maior demandante de gás natural. O consumo do segmento atingiu 186 mil m³/d, elevação de 6,7%, considerando a demanda de janeiro a maio do ano passado. Entre as principais indústrias a consumir o gás natural, alguns destaques são Moto Honda, Yamaha, PCE, Caloi, Coca-Cola, Metalfino, Ambev e Michelin.

Consumo e incentivo de uso do GNV

Com sete postos de abastecimento de gás natural veicular (GNV) em funcionamento, estrategicamente localizados em todas as zonas da cidade, e outr

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

EE Senador Antóvila Mourão realiza seleção de projetos para etapa estadual da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

24 de junho de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 189 vagas de emprego para esta quarta-feira

24 de junho de 2025
Amazonas

Dia da Indústria Gráfica: Imprensa Oficial do Estado registra salto de 95% na produção

24 de junho de 2025
Amazonas

Seis municípios amazonenses recebem novas edições dos Diálogos de Bioeconomia

24 de junho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: PMAM reforça patrulhamento a pé, ciclístico e motorizado na Ilha Tupinambarana

24 de junho de 2025
Amazonas

Aluno do Colégio Militar da Polícia Militar do Amazonas disputará campeonato internacional de Jiu-Jitsu em Las Vegas

24 de junho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual