Com o objetivo de salvar vidas e promover uma cultura de respeito nas vias da capital, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), deu início, nesta terça-feira, 1º/7, à operacionalização oficial de 20 novos radares na cidade. Ao todo, foram instalados 13 radares fixos, cinco para avanço de sinal vermelho e duas lombadas eletrônicas, distribuídos em pontos estratégicos como as avenidas das Torres, Coronel Teixeira, Santos Dumont, Nilton Lins, Ephigênio Salles e Autaz Mirim. Esses locais foram definidos com base em estudos técnicos que apontaram alto risco de acidentes.
Durante todo o mês de junho, equipes do setor de educação do IMMU estiveram nas ruas realizando ações educativas, com foco nos condutores que transitam nas vias da cidade, onde já há registros frequentes de excesso de velocidade. Os educadores têm orientado motoristas sobre a importância de respeitar os limites urbanos, que raramente ultrapassam os 60 km/h, como forma de preservar a vida de todos os usuários da via.
De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, os radares já vêm dando resultados. “No primeiro semestre de 2024, antes da instalação de equipamentos na avenida do Turismo e no Rapidão, tivemos dez mortes por acidentes. Este ano, com os radares funcionando, esse número caiu para 2. O radar salva vidas, não é instrumento de punição”, explicou.
Para a educadora de trânsito do IMMU, Rineida Liege, o radar é apenas uma ferramenta, o verdadeiro trabalho começa na conscientização. “Nosso papel é mostrar que o respeito às regras de trânsito não deve partir do medo da multa, mas da empatia. Quando o motorista entende que reduzir a velocidade é proteger a vida dele e do outro, ele se torna parte da mudança. Isso é educação para o trânsito”, enfatizou.
A atuação pedagógica continuará ao longo do ano, com blitze educativas, distribuição de materiais informativos e abordagens educativas de trânsito.
O IMMU reforça ainda que esta é a segunda etapa da implantação dos radares em Manaus. Outros 20 a 30 equipamentos devem ser instalados até o fim deste ano, incluindo novos pontos de avanço de sinal e redutores de velocidade, sempre acompanhados por ações educativas nas comunidades.
Para quem circula nas vias de Manaus, a medida é fundamental para a segurança viária, como afirmou o mototaxista Damião Sales. “Tem muito avanço de sinal e acidente. Foi a melhor coisa que fizeram. A gente que vive no trânsito sente a diferença”, disse.
Locais de instalação dos radares
Radares de velocidade – controlador fixo (mesmo modelo já instalado na avenida do Turismo)
01 – Avenida Santos Dumont/Seripa 7 – Tarumã
02 – Avenida Santos Dumont/Seripa 8 – Tarumã
03 – Avenida Professor Nilton Lins, nº 900, Jardim Via Veneto – Flores
04 – Avenida Professor Nilton Lins, nº 851 – Flores
05 – Avenida Torquato Tapajós, nº 5.555 – Innova – Tarumã
06 – Avenida Coronel Teixeira – em frente à 12ª Região Militar – Ponta Negra
07 – Avenida Coronel Teixeira/Supermercado Yroyak – Ponta Negra
08 – Avenida das Torres/Tenente Roxana Bonessi – Nova Cidade
09 – Avenida das Torres, nº 352 – Nova Galileia – Nova Cidade
10 – Avenida Autaz Mirim – oposto ao Atacadão da Grande Circular – Coroado
11 – Avenida Autaz Mirim/Creche Maria Aparecida Silva Dantas – Zumbi dos Palmares
12 – Avenida Torquato Tapajós – frente ao Nova Era – Da Paz
13 – Avenida Torquato Tapajós – frente à Fábrica TPV – Flores
Lombadas eletrônicas – redutores de velocidade
14 – Avenida Ephigênio Salles, nº 1.835 – condomínio Bosque Imperial – Aleixo
15 – Avenida Rodrigo Otávio/Rua das Águias – Vila Buriti
Radares de avanço de sinal vermelho
16 – Avenida Codajás/Avenida Marquês da Silveira – Petrópolis,
17 – Avenida Codajás/Avenida Marquês da Silveira – São Francisco,
18 – Avenida Paraíba/Avenida André Araújo – Adrianópolis
19 – Avenida André Araújo (alça)/Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho – Adrianópolis
20 – Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho/Rua Belo Horizonte – Adrianópolis

— — —
Texto – Marcelo Lima/IMMU
Fotos – Clóvis Miranda/Semcom