Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Oficina em Saúde Digital da prefeitura recebe primeiras turmas de ACSs

28 de agosto de 2025
Oficina em Saúde Digital da prefeitura recebe primeiras turmas de ACSs
Compartilhar

A 2ª Oficina em saúde Digital para Agentes Comunitários de saúde (ACSs), promovida pela Prefeitura de Manaus, recebeu as primeiras turmas de servidores, nesta quinta-feira, 28/8, como parte da etapa inicial da formação, que se estende até a quarta-feira, 3/9.

Mais de 1.600 profissionais da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) irão participar da capacitação, que visa fortalecer os serviços da Atenção Primária à saúde (APS) por meio do uso de tecnologias digitais. A abertura oficial do evento ocorreu na última quarta-feira, 27/8, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com a participação da secretária Shádia Fraxe e demais gestores da saúde municipal.

O gerente de Promoção da saúde da Semsa, Tayanan Medeiros, explica que a oficina promove uma trilha de aprendizado, enfocando desde a atuação dos ACSs na gestão do território até a prática nos sistemas digitais da secretaria. Ele enfatiza o empenho da gestão municipal em qualificar os servidores e impulsionar o aprimoramento dos serviços de saúde em Manaus por meio das tecnologias digitais.

“É uma iniciativa importante para o município, principalmente porque a saúde digital facilita a vida do usuário, e também porque reconhece e coloca como precursores desse processo os ACSs, que são a base da atenção primária e são o primeiro contato dos usuários com a saúde”, diz o gerente, também coordenador da primeira etapa da oficina.

Para o gerente de Gestão da Atenção Primária, Dario Aguiar, que atua como coordenador de sala na oficina, o curso promove a aproximação entre as atividades conduzidas pelos ACSs no cotidiano do trabalho e as ferramentas digitais, como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Ministério da saúde e os dashboards desenvolvidos pela Semsa. “São ferramentas que fortalecem e potencializam o desenvolvimento dos serviços dos agentes comunitários no campo”, assinala.

Uma das participantes da primeira turma, a agente comunitária Neyla Suzana assinala que a capacitação vai promover maior qualificação no levantamento de dados dos territórios realizado pelos ACSs. “Com o registro qualificado dos dados de indivíduos e famílias, a administração pública PODE conhecer melhor a situação no território e atuar de forma mais adequada para garantir a assistência àqueles usuários”, avalia.

Para o agente indígena de saúde (AIS), Iranilson Gabriel, a oficina em saúde digital vai fortalecer a atuação dos ACSs no sentido de mapear os territórios e apresentar um panorama da saúde mais próximo da realidade, inclusive com o uso das tecnologias digitais. “As ferramentas digitais facilitam nosso modo de armazenar os dados, de adquirir mais conhecimento. Essa oficina vem aprimorar o nosso conhecimento, as nossas ferramentas, o nosso trabalho”.

Oficina

A 2ª Oficina em saúde Digital para ACSs da Semsa foi aberta oficialmente na quarta-feira, 27/8, no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Flores, zona Centro-Sul. A abertura oficial da programação teve a participação da secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe.

A programação de abertura contou ainda com aula magna ministrada pelo subsecretário de Gestão da saúde, Djalma Coelho, com o tema “saúde Digital e o Agente Comunitário de saúde”. Foi feita também a entrega oficial do Guia de Gestão do Território para os profissionais participantes da capacitação.

Após a etapa inicial, abordando as atividades de gestão do território, a segunda etapa da oficina será voltada à utilização prática dos sistemas digitais da Semsa, com enfoque no registro de informações, uso de dashboards e priorização das ações com base em dados reais. As atividades serão realizadas em laboratório, organizadas pelos Distritos de saúde (Disas), Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus executa contenção com rip-rap em rua Santiago e avenida Dublin no Planalto, 25/4
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus executa contenção com rip-rap em rua Santiago e avenida Dublin no Planalto, 25/4

25 de abril de 2026
Manaus recebe ordem de serviço para construção do Caps infantojuvenil com recursos do Novo PAC Saúde
Prefeitura de Manaus

Manaus recebe ordem de serviço para construção do Caps infantojuvenil com recursos do Novo PAC Saúde

25 de abril de 2026
Alvará de Construção Mais Fácil reduz prazo de licenciamento em Manaus e recebe segundo lugar no Prêmio Sebrae prefeitura empreendedora
Prefeitura de Manaus

Alvará de Construção Mais Fácil reduz prazo de licenciamento em Manaus e recebe segundo lugar no Prêmio Sebrae prefeitura empreendedora

25 de abril de 2026
Manaus Cidadã oferta mais de 100 serviços gratuitos no bairro Viver Melhor em 25/4
Prefeitura de Manaus

Manaus Cidadã oferta mais de 100 serviços gratuitos no bairro Viver Melhor em 25/4

25 de abril de 2026
Manausprev apresenta ações e resultados de 2025 em audiência pública da Prefeitura de Manaus no dia 29/4
Prefeitura de Manaus

Manausprev apresenta ações e resultados de 2025 em audiência pública da Prefeitura de Manaus no dia 29/4

25 de abril de 2026
Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na rua Guaramiranga no conjunto Castanheira
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na rua Guaramiranga no conjunto Castanheira

24 de abril de 2026
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual