Nesta primeira remessa, aproximadamente 21 mil pessoas devem ser beneficiadas na calha do Madeira
Foto: Arthur Castro/ Secom
O Governo do Amazonas enviou, nesta quinta-feira (24/04), 42 kits de medicamentos e produtos para a saúde (PPS) aos municípios de Apuí, Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã, nos quais as prefeituras decretaram situação de emergência por causa da cheia. Cada kit contém cerca de 100 itens, que vão reforçar o abastecimento das unidades de saúde. Nesta primeira remessa, aproximadamente 21 mil pessoas devem ser beneficiadas nas quatro cidades.
Cada kit tem capacidade para atender cerca de 500 pessoas. O envio faz parte da Operação Cheia 2025 e integra o plano de contingência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), garantindo a continuidade dos atendimentos ambulatoriais, de urgência e emergência básicos nas regiões afetadas.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, uma nova remessa com 30 kits será enviada nesta sexta-feira (25/04). “Esses kits são fundamentais para manter os atendimentos, especialmente nas áreas mais isoladas e de difícil acesso das cidades afetadas. A previsão é que consigamos alcançar, em média, 35 mil cidadãos nesses sete municípios, totalizando 72 kits destinados”, destacou a secretária.
Foto: Arthur Castro/ Secom
Os kits foram montados na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), e entre os itens enviados estão ácido acetilsalicílico (AAS), adrenalina, cloreto de sódio 0,9%, dipirona injetável, compressas de gaze, equipos macrogotas, luvas de procedimento e máscaras, entre outros produtos indispensáveis para a manutenção dos serviços de saúde.
Operação Cheia
A Operação Cheia 2025 foi iniciada em 16 de abril, com o anúncio do governador Wilson Lima sobre o envio de ajuda humanitária à calha do rio Madeira, beneficiando inicialmente os municípios de Humaitá, Manicoré e Apuí – os primeiros a decretarem situação de emergência devido à cheia dos rios.
O post Operação Cheia 2025: Governo do Amazonas inicia envio de kits de medicamentos para municípios afetados apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.