A Prefeitura de Manaus, por meio das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminf) e Limpeza Urbana (Semulsp), intensifica, nesta segunda-feira, 11/11, os serviços de limpeza e desobstrução em diversos bairros da cidade. As ações têm como objetivo minimizar os impactos do inverno amazônico.
“Anunciamos hoje essa união de forças, enquanto nossas equipes atuam simultaneamente em todas as zonas da cidade para manter os sistemas de captação de águas funcionando perfeitamente. Nossa meta é desobstruir mais de 118 pontos de Manaus, trabalhando preventivamente, nos antecipando ao período chuvoso para minimizar os efeitos das chuvas, como determina o prefeito David Almeida”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior.
Os 18 distritos de obras mapearam as áreas e estão em campo atuando na limpeza, desobstrução e recuperação das caixas coletoras e leitos de igarapés. Na zona Sul, por exemplo, uma frente de trabalho atua na rua Bernardo Michiles, no bairro Japiim, realizando a remoção de lixo descartado de forma irregular que foram arrastadas pelas chuvas para dentro das caixas coletoras, causando obstruções e rompimentos nas galerias. A aposentada Tereza Barbosa, de 69 anos, expressou alívio ao ver a equipe da prefeitura realizando o trabalho preventivo.
“Moro aqui há 25 anos e enfrentamos muitos problemas com alagamentos. Quando chove, nem os carros conseguem passar, mas agora vai melhorar, pois com os bueiros desentupidos, não há mais alagamento. Estou aliviada, essa limpeza está maravilhosa”, relata a moradora.
Na zona Oeste, as equipes atuam na avenida Brasil, no bairro Compensa, uma via comercial com fluxo intenso de veículos e pedestres, o que contribui para o descarte irregular de lixo. Entre os materiais removidos das caixas coletoras, foram encontrados objetos como sandálias e garrafas de vidro. O professor de educação física, Reison Silva, de 29 anos, elogiou a ação.
“Esse serviço é um grande benefício para os bairros. A prefeitura está fazendo sua parte, e os moradores também precisam colaborar. Agradeço à Prefeitura de Manaus por esse trabalho”, disse.
Na zona Leste, as equipes atuam na rua Boari, no bairro Jorge Teixeira, intensificando a limpeza próximo ao igarapé do Mindu, onde a quantidade de lixo descartado irregularmente é grande. A moradora Miriane Monteiro, 45 anos, que trabalha como doméstica, destacou que o descarte incorreto de lixo é um dos maiores problemas enfrentados pela comunidade.
“Muitas pessoas jogam lixo, não tem coragem de pegar o seu lixo e colocar no saco, porque todo dia o lixeiro passa e mesmo assim as pessoas daqui continuam jogando nas ruas, tem que ter consciência e não ficar poluindo e prejudicando a nossa comunidade”, afirma a moradora.
— — — Texto – Rayana Coutinho/ Seminf Fotos – Márcio Melo/ Seminf