Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Para Comandante Dan, desmatamento em Apuí e Lábrea desafia autoridades constituídas

2 de setembro de 2025
Compartilhar

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) considera que os dados revelados pelo relatório do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) sobre o desmatamento na Amazônia colocam em xeque a autoridade do Executivo federal e estadual, bem como dos órgãos com poder de polícia.
Segundo o documento, Apuí e Lábrea, ambas no Sul do Amazonas, lideraram o ranking de desmatamento da Amazônia entre agosto de 2024 e julho de 2025.
“Em pleno 2025, com o georreferenciamento e tantas tecnologias disponíveis, é inconcebível que o desmatamento, principalmente por queimadas florestais e por correntões, continue ocorrendo sem que ninguém seja devidamente responsabilizado. Dizer que é a época do roçado do caboclo é uma leviandade, usada como desculpa para encobrir os verdadeiros criminosos”, afirmou o deputado.
Comandante Dan considera que grande parte da devastação da Amazônia é capitaneada por facções criminosas, que financiam o que se chama de “narcogarimpo” e “narconegócio”.
O termo “narcogarimpo” surgiu nas comunicações da polícia Federal em 2021, durante a Operação Narcos Gold. Contudo, a conexão entre narcotráfico e garimpo é histórica: já em 1990, um relatório do Serviço Nacional de Informação (SNI) indicava que as frentes de garimpagem na Terra Indígena Yanomami poderiam estar sendo utilizadas pelo tráfico de drogas.
O parlamentar, que preside a Comissão de Segurança Pública, acesso à justiça e Defesa Social (CSPJD) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), defende uma ação coordenada entre as diferentes esferas de poder para reprimir os crimes ambientais. Para ele, não basta a ação reativa:
“Precisamos de uma ação preventiva, com monitoramento tecnológico e presença efetiva de forças de combate a incêndios nas regiões de maior incidência. Também é fundamental tornar públicos os nomes dos criminosos. Enquanto nos limitarmos a sermos reativos, estaremos enxugando gelo. E digo mais: precisamos de uma força-tarefa que una as forças de segurança federais e estaduais para o controle e patrulhamento da faixa de fronteira. O controle da segurança pública no Amazonas e no Brasil passa por aquela área”, disse.
Legislação
O Comandante Dan é autor da Lei nº 6.987/2024, que estabelece a criação e implantação dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs) nos municípios do interior, visando o combate a incêndios florestais e a realização de ações humanitárias em situações de catástrofe.
A lei busca suprir deficiências no aparelho público, criando bases de atendimento em municípios mais afetados e capacitando brigadistas e efetivos para atuar nessas áreas, fortalecendo a segurança diante das mudanças climáticas. Tanto Apuí, a 800 km de Manaus, quanto Lábrea, a 714 km da capital, possuem brigadas de combate a incêndio.
O estudo do Imazon aponta que as áreas desmatadas em Apuí e Lábrea somam 277 km², o equivalente a 76 campos de futebol derrubados por dia.
Os números representam uma retomada do desmatamento após a redução significativa registrada em 2022 e 2023. Pará, Mato Grosso e Amazonas aparecem nas três primeiras posições, respondendo juntos por 76% do desmatamento e 87% da degradação florestal da Amazônia nos últimos 12 meses.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Leis de Roberto Cidade buscam proteger rios, florestas e ecossistemas do Amazonas

4 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Cooperativa Copamart lança coleção ‘Encantaria’ viabilizada com emenda parlamentar de Adjuto Afonso

4 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

TV Aleam prepara programação especial com três produções inéditas para o feriado de 5 de setembro

4 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

CCOTI da Aleam inicia capacitações no interior pelo município de Eirunepé

4 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Programação do Parlamento Jovem 2025 da Aleam começa na segunda-feira, 15/9

4 de setembro de 2025
Legislativo Estadual

Cabo Maciel participa da 3ª Jornada Tecnológica Agropecuária Sustentável em Santo Antônio do Matupi e reforça compromisso com o setor primário

4 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual