Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Paratleta amazonense, Elielton Lira saiu do bairro Tancredo Neves para competir nas Paralimpíadas

22 de agosto de 2024
Compartilhar

Cm apoio do Governo do Estado ele encontrou no esporte uma oportunidade de recomeço após ficar cego em um acidente

Foto: Julcemar Alves/Sedel.

Elielton Lira de Oliveira, de 30 anos, é um paratleta de judô que representará o Amazonas nos Jogos Paralímpicos de 2024 na categoria J1 até 60 kg. Apoiado pelo Governo do Amazonas, ele é atualmente o primeiro colocado no ranking brasileiro da categoria, e segundo no internacional.

“A trajetória do Elielton no judô paralímpico é um exemplo de coragem e talento, refletindo a determinação dos nossos atletas. Ele é um dos paratletas amazonenses em Paris, e isso é resultado de muito apoio e investimento do Governo do Amazonas”, destaca o secretário de Estado do Desporto e lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

Nascido na capital amazonense e criado no bairro do Tancredo Neves, na zona leste de Manaus, Elielton sofreu um acidente com arma de fogo aos 12 anos de idade, e como consequência, acabou ficando cego completamente. Buscando um NOVO recomeço, ele conheceu o judô sete anos depois, em 2014.

“Eu comecei no judô depois que uma moça que me viu competindo no jiu-jitsu e disse que eu tinha talento no judô. Aí foi quando eu recebi essa proposta, comecei a treinar na Vila Olímpica, o professor viu que eu levava jeito para o judô e a gente começou a treinar durante a manhã”, comenta Elielton.

A aproximadamente duas semanas de estrear na sua primeira Paralimpíadas, Elielton segue sua rotina de treinos nessa reta final de preparação. O paratleta realiza treinos técnicos na parte da manhã, e pela tarde realiza exercícios mais intensos visando seu condicionamento físico.

Fotos: Julcemar Alves/Sedel.“Queria agradecer ao Governo do Amazonas que tem dado total apoio para a gente, atleta de alto rendimento. É uma excelente gestão que tem nos conseguido passagens, dando oportunidade para mostrarmos o que sabemos fazer de melhor”, agradece o paratleta.

Calendário

A estreia do amazonense é no próximo dia 05 de setembro, com início das lutas previsto para às 5h. Para chegar à disputa por uma medalha de ouro, Elielton terá que disputar aproximadamente 3 confrontos.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Detran-AM leva ações interativas à Ponta Negra e reforça segurança no trânsito

21 de agosto de 2025
Amazonas

Em Parintins, ADS promove qualificação de trabalhadores rurais com foco na comercialização de produtos

21 de agosto de 2025
Amazonas

Inscrições para os editais da Política Nacional Aldir Blanc são prorrogados até o dia 1º de setembro

21 de agosto de 2025
Amazonas

Ipaam, MMA e Pnud promovem mutirão para agricultores regularizarem o Cadastro Ambiental Rural

21 de agosto de 2025
Amazonas

Missão do BID destaca avanço das obras do Prosamin+, em Manaus

20 de agosto de 2025
Amazonas

Avanço da Telessaúde no interior é um dos destaques do Relatório Quadrimestral da SES-AM apresentado na Aleam

20 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual