A formatura de mil alunos policiais, aprovados no último concurso da Polícia Militar, na Arena Amadeu Teixeira, na quarta-feira (27/11), foi motivo de comemoração por parte dos deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na Sessão Plenária desta quinta-feira (28/11).
O assunto foi destacado, em seu pronunciamento, pelo presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB). Ele parabenizou o governador Wilson Lima (UB) pela realização do concurso e destacou a contribuição da Aleam com relação ao certame.
“Participamos da formatura de mil soldados da Polícia Militar que estarão a partir de hoje nas ruas melhorando a segurança pública da população. Os desafios são enormes, nós sabemos, mas há mais de dez anos não tinha concurso público e esta Casa fez a sua parte para que houvesse. Todos queríamos mais policiais, porém sabemos a burocracia e o custo da segurança. Mas, a partir de agora acredito que vamos virar essa chave e dar uma guinada na segurança pública”, afirmou.
Na mesma linha, o deputado Cabo Maciel (PL) parabenizou o Governo do Amazonas pelo reforço no efetivo e lembrou das dificuldades que passou na atividade policial, na década de 1990.
“Após dez anos, o Governo entrega à sociedade mil homens e mulheres para a segurança pública, porém não posso apenas parabenizar essa entrega, mas falar da participação desta Casa, que foi essencial para alterar a mudança da idade máxima para ingresso, que antes era de 28 anos e agora é de 35 anos. Assim, o Governo entendeu o prejuízo instalado quando não promoveu o concurso nos últimos 10 anos. A cada ano, cerca de 300 policiais se aposentam, então nestes dez anos foram menos 3 mil homens nas ruas. Lembro que, na minha época, eu empurrei viatura podre na rua, não tínhamos coletes suficientes, não tínhamos condições de trabalho. Parabéns à Assembleia, ao Governo e à sociedade que hoje recebe novos policiais para combater o crime nas ruas”, afirmou.
Ainda durante a Sessão Ordinária, o deputado Delegado Péricles (PL) também falou da formatura, destacando a importância de concursos às forças de segurança de forma mais frequente.
“Ficamos muito tempo sem concurso. É algo que não pode acontecer, precisamos conscientizar aqueles que têm possibilidade de melhorar a segurança pública desta necessidade, inclusive a necessidade de se repor os quadros das forças de segurança, das Polícias Civil, Militar, Bombeiros etc. O ideal era ter periodicamente concursos, a cada dois anos, por exemplo, mas parabenizo o governador pela realização e o comandante da PM, coronel Klinger, porque é notável o preparo destes novos policiais que estarão nas ruas”, destacou.
Já o deputado João Luiz (Republicanos) apresentou moção de parabenização ao comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e aos instrutores.
“Todos estes homens e mulheres que se formaram ontem passaram por treinamentos, fortes, preparatórios e puderam chegar onde chegaram. Foi perceptível o sentimento desses homens e mulheres e o nível de preparo que tiveram, por isso apresento Moção de Parabenização aos instrutores e ao comandante do CFAP, coronel Corrêa”, declarou.
Por sua vez, odeputado João Luiz (Mobiliza) afirmou que mesmo com o reforço dos novos policiais nas ruas, a segurança pública ainda está longe de devolver a sensação de tranquilidade e segurança à população, sobretudo no interior do Amazonas.