Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Participantes do Parlamento Jovem aprimoram técnicas de produção de requerimentos

24 de maio de 2024
Compartilhar

Nesta sexta-feira (24/5), os estudantes do ensino médio que participam do programa Parlamento Jovem (PPJ) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) tiveram aula prática de Técnica Legislativa com a professora e analista legislativa Amanda Gomes Mota, e participaram ainda de palestra com o delegado da Polícia Federal, Víctor Motta. As apresentações aconteceram na Escola do Legislativo Senador José Lindoso.

A explanação da servidora legislativa foi voltada à apresentação e desenvolvimento de requerimentos, uma das espécies de proposições legislativas, que é o projeto desta 16ª edição do Parlamento Jovem.

“Mostramos a estrutura de um requerimento, para que serve, em que momento pode ser aplicado”, detalhou Amanda Gomes, que é graduada em Direito pelo Centro Universitário Superior do Amazonas (Ciesa) e em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atualmente lotada na Diretoria de Apoio Legislativo, onde atua com as demandas do processo legislativo.

Nesta edição do Parlamento Jovem, o diferencial é a elaboração de requerimentos pelos 24 jovens deputados ao fim da Legislatura, que se encerra na próxima segunda-feira (27).

A coordenadora do PPJ, Cassandra Serejo, afirma que o objetivo é mostrar aos jovens a força da solicitação de um deputado para fazer acontecer e atender as reivindicações da população.

A aluna Ana Cristina da Silva Melgueiros, da Escola Estadual Marechal Hermes e primeira deputada jovem indígena, representante da etnia Baré, falou sobre a importância da representatividade indígena na política e a intenção de propor um requerimento solicitando apoio no fortalecimento das identidades étnicas no contexto rural do Estado.

“Precisei sair da comunidade São Sebastião, no Tarumã-Mirim, onde nasci e cresci, para poder continuar os estudos e essa oportunidade de participar dessa vivência do Poder Legislativo reforça o sentimento da importância da participação de representantes dos povos indígenas na construção de políticas públicas”, afirmou a jovem deputada.

Motivação

O delegado federal da Delegacia de Repressão a Drogas, Victor Motta, é formado em Direito pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e foi delegado civil antes de ser aprovado para o cargo de delegado federal.

Por duas horas, ele conversou com os parlamentares jovens sobre estudos, carreira, função na Polícia Federal e as atribuições de um delegado federal.

“Tornei essa carreira o meu objetivo de vida, foquei, me esforcei e consegui”, declarou Victor, falando aos alunos sobre a importância dos estudos diários e dos frutos que colheu por meio do conhecimento, reforçando a mensagem que é possível chegar onde se quer, com disciplina e dedicação.

Parlamento Jovem

O programa Parlamento Jovem foi criado pela Resolução Legislativa nº 375/05 e instituído pela Aleam em 2008, e tem como objetivo promover a participação política e cidadã dos jovens estudantes amazonenses, permitindo que conheçam o funcionamento do Poder Legislativo Estadual.

Realizado anualmente, o programa possibilita aos alunos vivência do processo democrático durante uma semana, quando conhecem a jornada de trabalho dos deputados estaduais.

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual