Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

PC-AM, PMAM, Corpo de Bombeiros e DPTC deflagram Operação Terra Prometida em Humaitá

30 de novembro de 2023
Compartilhar

A operação foi desencadeada para apurar a apropriação indevida de terras

Foto: Divulgação/PC-AM.A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Humaitá, em conjunto com o Departamento de Polícia do Interior (DPI), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), deflagrou Operação Terra Prometida e prendeu oito indivíduos por diversos crimes.

Conforme o delegado Torquato Mozer, titular da unidade policial, a operação foi desencadeada com intuito de combater e elucidar os crimes de homicídios, crimes contra o sistema de armas e ambientais, ocorridos naquele município (a 590 quilômetros de Manaus).

“Tínhamos a informação de que um grupo criminoso atuava cooptando pessoas de outros estados para ocuparem terras de pessoas que estavam no projeto de assentamento. A operação foi deflagrada, simultaneamente, no estado de Rondônia com o objetivo de cumprir ordens judiciais”, disse.

Segundo o titular, em relação a posse de terras indevidas, o grupo criminoso também ameaçava os moradores antigos do assentamento e cobravam uma taxa para que eles pudessem ficar no local.

“Quando os ocupantes não conseguiam mais arcar com os custos, os indivíduos tomavam a terra e passavam adiante para outra pessoa. Além disso, a venda era proibida para quem o grupo não autorizasse”, falou.

Ainda de acordo com o delegado, durante as diligências, com três dos oito presos, foram encontradas três espingardas de calibre 12, 28 e 36; 15 munições, sendo 12 deflagradas e 28 não, motivo pelo qual eles foram autuados em flagrante. Os outros cinco indivíduos foram presos em cumprimento de mandados de prisão.

O major Jackson Ribeiro, comandante da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), da PMAM, contou que a operação iniciou de investigações realizadas pela Polícia Civil, e culminou na ação incisiva que envolvia indivíduos de alta periculosidade, com a questão de invasão de terra.

“Nós atuamos de acordo com o planejamento e levantamentos dos dados de inteligência, para fazer uma incursão com cerco com todo o efetivo na região, a fim de concretizar o cumprimento dos mandados de prisão dos envolvidos”, afirmou.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Afeam lança campanha Limpa Crédito em Nhamundá, Barreirinha e Parintins

23 de maio de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta sexta-feira (23/05)

23 de maio de 2025
Amazonas

Sejusc lança projeto ‘Cuide-se’ de bem-estar da pessoa idosa

23 de maio de 2025
Amazonas

PC-AM divulga imagem de homem procurado por ameaça, perseguição e violência psicológica contra ex-companheira

23 de maio de 2025
Amazonas

Em Boa Vista do Ramos, ação conjunta monitora lavouras de cacau e cupuaçu contra monilíase

23 de maio de 2025
Amazonas

Sefaz promove seminário para fortalecer o diálogo com contribuintes e esclarecer dúvidas sobre legislações fiscais

23 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual