Programa do Governo do Amazonas foi indicado ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA)
Fotos: Divulgação/SedelO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), tem transformado a vida de milhares de crianças, adolescentes e jovens em todo o estado com o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci). Indicado ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA), o Pelci se consolidou como uma das maiores políticas públicas do país voltadas à democratização do esporte, inclusão social e valorização de talentos.
“A indicação do Pelci ao Prêmio da ONU coloca em evidência uma política pública construída com seriedade e comprometimento pelo Governo do Amazonas. É o reconhecimento internacional de um projeto que transforma vidas por meio do esporte, promove inclusão e cria oportunidades reais para crianças e jovens”, disse o secretário da Sedel, Jorge Oliveira.
Presente em 10 municípios do interior e com 35 núcleos espalhados por Manaus, o Pelci já alcançou mais de 15 mil atletas em mais de 17 modalidades. Em 2024, o programa revelou atletas que já integram clubes de destaque no cenário esportivo nacional, como Jackson Júnior no Athletico Paranaense, Jennyfer Matos que joga no Palmeiras e Andrew Vitor campeão mundial com a Seleção Brasileira de Futebol Social.
Outro exemplo de talento do Pelci a nível nacional é Ivan Benjamin, mais conhecido com IB, que joga pelas categorias de base do Bahia. “O Governo do Estado nos ajudou bastante, proporcionando a realização de um sonho. O Pelci foi fundamental no desenvolvimento, os colaboradores sempre foram atenciosos, só temos a agradecer. É mais um representante do Amazonas em um grande clube do Brasil”, exaltou o pai do atleta, Ivan Reis.
Fotos: Divulgação/SedelA indicação ao UNPSA, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), confirma o Pelci como referência internacional em gestão pública inovadora e inclusiva. O reconhecimento fortalece o compromisso do Governo do Amazonas em seguir investindo no esporte como plataforma de transformação e construção de um futuro melhor para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Estão integrados ao Pelci iniciativas como o Futevôlei nos Bairros, Formandos Campeões, Escolinha nos Bairros e Campeões da Vila. Nos últimos anos, o programa se fortaleceu com a utilização de praças esportivas da capital, como Carlos Zamith, Ismael Benigno e Oswaldo Frota, tornando-se um verdadeiro celeiro de talentos do esporte amazonense.
O post Pelci transforma vidas e projeta o Amazonas no cenário internacional apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.