Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura capacita Agentes de Saúde para aprimorar ações de promoção ao desenvolvimento da primeira infância

14 de junho de 2024
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), promoveu, nesta quinta-feira, 13/6, a Oficina de Implementação da estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Primeira Infância (AIDPI) para 50 Agentes Comunitários de saúde (ACSs) e Agentes Indígenas de saúde (AISs).

Com carga horária de oito horas, a oficina foi realizada no período da manhã e da tarde, na faculdade Fametro, no bairro Cachoeirinha, zona Sul, e teve o objetivo de apresentar as condutas da estratégia, que contempla crianças na faixa etária de dois meses a cinco anos de idade, para equipes de ACSs e AISs que atendem crianças nos territórios com presença de indígenas, refugiados e migrantes e estão vinculadas a unidades de saúde de referência.

A chefe do Núcleo Atenção à saúde Criança e Adolescente, Janaína Sá Terra, explica que a abordagem foi desenvolvida inicialmente pela Organização Mundial da saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência (Unicef), e toma como base uma visão simultânea e integrada do conjunto de doenças de maior prevalência na infância.

“Essa concepção é bem diferente da abordagem que avalia uma doença de forma isolada, como se esta não estivesse relacionada a outras doenças e ao contexto em que a pessoa vive. Um aspecto interessante da AIDPI e que ela tem suas bases fortalecidas nas ações comunitárias, principalmente nas medidas que devem e podem ser tomadas no domicílio, pelas mães e pelos responsáveis, que têm um papel fundamental nas ações de prevenção e promoção, consulta e o cumprimento das recomendações de tratamento”, reforça Janaína.

Ela reitera que visitas domiciliares, ação que pauta o trabalho de ACSs e AISs, são instrumentos fundamentais para o conhecimento da realidade e intervenções mais eficazes em virtude da proximidade do serviço com a população. “A visita permite a criação do vínculo entre a equipe saúde da família e a comunidade, ao mesmo tempo que reforça as responsabilidades de cada um na promoção da saúde e prevenção de doenças”, acentua Janaína.

Direcionada para o atendimento em nível primário, as ações que compõem a estratégia são apresentadas em uma série de quadros que mostram a sequência e a forma dos procedimentos a serem adotados pelos profissionais.

A formação contou com aulas expositivas, dinâmicas e trabalhos em grupo, estimulando a sociabilidade dos participantes e a resolução de estudos de caso.

— — — 

Texto – Divulgação/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Informe epidemiológico atualiza casos de arboviroses em Manaus

18 de fevereiro de 2025
Manaus

David Almeida anuncia entrega de novas USFs porte 4 para abril

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus fiscaliza quase 600 motocicletas na operação conjunta ‘Cavalo de Aço’

18 de fevereiro de 2025
Manaus

David Almeida vistoria construção da nova sede do Implurb

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Sine Manaus oferta 225 vagas de emprego nesta quarta–feira, 19/2

18 de fevereiro de 2025
Manaus

População participa das ações por meio da Ouvidoria-Geral

18 de fevereiro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual