Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura convoca crianças e adolescentes para receber dose de reforço de vacina contra dengue

28 de maio de 2024
Compartilhar

Dando continuidade à imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue no município, a Prefeitura de Manaus convoca os jovens já vacinados com a primeira dose contra a doença para receber a dose de reforço, após o intervalo mínimo de três meses da primeira aplicação. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que coordena a estratégia de imunização, informa que a vacina está disponível em 55 unidades da rede básica, distribuídas por todas as zonas da capital, tanto para início do esquema vacinal como para reforço.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reitera o papel de mães e pais em levar seus filhos para receber o imunizante nas unidades básicas, destacando também a importância da população manter as medidas de combate aos mosquitos vetores das arboviroses, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“O público de 10 a 14 anos é muito suscetível, sendo o maior em total de hospitalizações por dengue. Os pais podem garantir proteção para seus filhos com a vacina, além de seguir combatendo os criadouros do Aedes, eliminando os focos de água parada nas suas casas e quintais”, enfatiza a titular da Semsa.

Conforme Shádia, a lista de unidades de saúde que dispõem da vacina contra a dengue inclui estabelecimentos de horário ampliado, que atendem das 8h às 20h, e também aos sábados pela manhã, como forma de facilitar o acesso de pais e mães que trabalham ou estudam em período integral. Para consultar a lista completa, com endereços e horários de funcionamento, basta acessar bit.ly/salasvacinaqdenga.

“A criança ou adolescente que está recebendo a primeira dose deverá permanecer no posto de saúde de 15 a 30 minutos, para observação. Para a dose de reforço, não há essa necessidade”, assinala a secretária. O imunizante, ela acrescenta, deve ser aplicado de forma isolada, com intervalo de pelo menos 30 dias das vacinas da Febre Amarela, Varicela e Tríplice Viral, e de 24 horas, para as demais do calendário básico.

A vacinação contra a dengue iniciou em Manaus no dia 22 de fevereiro, sendo inicialmente dirigida a crianças de 10 e 11 anos, e mais tarde ampliada para todo o público de 10 a 14 anos, faixa etária definida pelo Ministério da Saúde. A meta da Semsa é imunizar mais de 146 mil crianças e adolescentes, o correspondente a 90% da população-alvo da estratégia. 

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Informe epidemiológico atualiza casos de arboviroses em Manaus

18 de fevereiro de 2025
Manaus

David Almeida anuncia entrega de novas USFs porte 4 para abril

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus fiscaliza quase 600 motocicletas na operação conjunta ‘Cavalo de Aço’

18 de fevereiro de 2025
Manaus

David Almeida vistoria construção da nova sede do Implurb

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Sine Manaus oferta 225 vagas de emprego nesta quarta–feira, 19/2

18 de fevereiro de 2025
Manaus

População participa das ações por meio da Ouvidoria-Geral

18 de fevereiro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual