A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), realizou, nesta quarta-feira, 6/8, a cerimônia de abertura da 12ª edição dos Jogos Internos do Parque Municipal do Idoso (Jipi). O evento, que promove o envelhecimento ativo e valoriza a convivência intergeracional, segue com competições esportivas até a próxima sexta-feira, 8/8, nas dependências do parque, localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da capital.
A solenidade contou com a participação de autoridades municipais, servidores, familiares e dos 152 atletas inscritos, que deram um verdadeiro show de animação durante o desfile das delegações. O início oficial das disputas foi marcado por música, alongamento coletivo e demonstrações de entusiasmo dos participantes.
O diretor-presidente da Fundação Dr. Thomas, Eduardo Lucas, destacou o impacto dos jogos para as políticas públicas voltadas à pessoa idosa no município.
“Estamos muito felizes em realizar mais uma edição desse evento que já faz parte da história do Parque Municipal do Idoso. Mais do que competição, os jogos representam acolhimento, inclusão e superação. Ver os idosos ativos, confiantes e motivados é a maior recompensa. Essa é uma política pública que transforma vidas e mostra que envelhecer com saúde é, sim, possível”, afirmou.
Nesta edição, os jogos reúnem 15 modalidades adaptadas, entre elas: natação, chute ao gol, fut penalty, argola, lançamento ao alvo, boliche, lance livre na cesta, taco no disco, bocha, tênis de mesa, jogo de malha, dominó, arremesso de peso, lançamento de dardo e corrida de 50 metros.
Para a participante Lucireni Santos, de 76 anos, o evento é sinônimo de bem-estar e superação.
“Faço parte do Parque Municipal do Idoso desde 2005 e tenho muito orgulho de participar, quase todos os anos, dos Jogos Internos. Aos 76 anos, me sinto forte, ativa e com disposição para várias atividades. Estar aqui me faz bem, me mantém em movimento e me dá alegria de viver”, declarou a idosa.
Programação
As competições ocorrem em dois turnos, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com disputas organizadas por faixas etárias: categoria 1 – 50 a 59 anos, categoria 2 – 60 a 64 anos, categoria 3 – 65 a 69 anos e categoria 4 – 70 anos ou mais.
Além de promover a saúde física, emocional e social dos participantes, o evento também serve como seletiva para a formação da equipe que representará o parque nas “Olimpíadas da terceira idade”, promovidas pela Secretaria Municipal de Juventude, esporte e lazer (Semjel), competição da qual o PMI é bicampeão.
A programação segue até sexta-feira, 8/8, com entrada gratuita. Os interessados podem acompanhar as atividades e torcer pelos atletas, fortalecendo o espírito de convivência, inclusão e valorização da longevidade.
— — —
Texto – Fábio Simões / FDT
Fotos – Geórgia Varela/ FDT