Com uma vista natural, a Prefeitura de Manaus avança na construção do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, primeiro parque do Amazonas com um projeto arquitetônico do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. O espaço fica localizado na avenida Desembargador Anísio Jobim, bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da cidade.
O projeto de Niemeyer recebeu atualização, quase 20 anos depois de sua concepção, pelo Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), que deu à intervenção arquitetônica configurações de parque urbano, acessível e integrado.
“O parque Encontro das Águas Rosa Almeida é mais do que uma obra, é um símbolo de orgulho para Manaus e para o Amazonas. Esse é um marco de reconciliação entre a cidade e sua paisagem natural, um espaço de encontro entre os rios, as pessoas e a cultura. Sob a liderança do prefeito David Almeida, o Implurb tem buscado unir tecnologia, urbanismo e respeito à história para transformar esse sonho em realidade, com segurança, beleza e amor pela nossa cidade. Será nosso segundo Teatro Amazonas”, comentou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
Na parte de contenção do talude, os serviços contam com a execução do concreto injetado diretamente no terreno, o chamado jet grouting, contemplando mais linhas e somando 73 estacas inclinadas, formando uma parede sob o solo. Também na área de contenção está sendo executada a escada hidráulica em concreto e os operários fazem o plantio de grama junto com a hidrossemeadura nos taludes. No local está sendo feita uma verdadeira cortina verde, gramada, se transformando em um complemento de paisagem na encosta.
Simultaneamente, a fundação da construção da administração e guarita estão sendo iniciadas, e os quiosques estão na etapa de finalização da cobertura metálica e dos trabalhos de estruturas hidrosanitárias, elétrica e águas pluviais.
Os trabalhos se concentram na contenção do talude, usando tecnologia, engenharia e soluções modernas para garantir maior segurança e durabilidade na construção, com o uso do concreto injetado diretamente no terreno. Paralelo a isso, o trabalho de arqueologia segue com o monitoramento e estudos necessários, além de escavações, para liberar as áreas que vão passar por intervenção.
Alta pressão
O jateamento de alta pressão, conhecido como jet grouting, é um método de estabilização do solo que envolve a injeção sob alta pressão e velocidade. É um método moderno, rápido e eficaz de estabilização do solo e criação de fundações especiais em solos naturais.
Projeto
O projeto arquitetônico tem desenho do arquiteto Oscar Niemeyer, que recebeu inovações urbanas, com ajustes pelo Implurb, dando ao espaço configurações de parque. Importante projeto de Niemeyer, o único para o Amazonas, desenhado há décadas, o parque Encontro das Águas Rosa Almeida está sendo erguido no melhor ponto de observação do fenômeno de encontro dos rios Negro e Solimões.
Distribuído em uma área total de mais de 120 mil metros quadrados, com encostas e grande declividade, o parque terá um museu e um restaurante incrustado no talude. O museu tem uma cúpula de concreto, tendo nas extremidades opostas duas lâminas com 20 metros e 70 centímetros de altura, sendo uma na cor amarela, representando o rio Solimões, e outra na cor preta, apresentando o rio Negro. Os jardins vão dar pontos de cor ao entorno da floresta, com espécies nativas, desde grandes arbóreas a arbustos.
O parque recebeu atualizações de acessibilidade, além de estrutura administrativa, pórtico de entrada, espaço multiuso, quiosques, banheiros públicos e estacionamentos, com todo o espaço prevendo acesso a Pessoas com Deficiência (PcDs). As áreas ao ar livre vão incluir academia ao ar livre, playground e playpet. A área de implantação tem um total de 17.533,18 metros quadrados.

— — —
Texto – Cláudia do Valle/Implurb
Fotos – Clóvis Miranda/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCwEce