Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura de Manaus inicia ano letivo de 2025 nas escolas da zona ribeirinha com mais de 1,5 mil alunos matriculados na rede de ensino

9 de janeiro de 2025
Prefeitura de Manaus inicia ano letivo de 2025 nas escolas da zona ribeirinha com mais de 1,5 mil alunos matriculados na rede de ensino
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), iniciou, nesta quinta-feira, 9/1, o ano letivo de 2025 para 1.592 alunos das 29 escolas da zona ribeirinha do rio Negro, com 800 horas de atividades pedagógicas previstas. A cerimônia de abertura, que ocorreu na escola Municipal São José 1, localizada na comunidade Nossa Senhora do Livramento, no Tarumã-Mirim, teve como tema “educação Transforma Vidas” e contou com a presença do prefeito em exercício, Renato Junior, autoridades municipais, educadores e gestores escolares.

Com a antecipação do início das aulas, a Semed busca garantir a regularidade das atividades educacionais, evitando as interrupções causadas pelas cheias sazonais, que dificultam o acesso dos alunos às escolas. A medida visa proporcionar um ciclo letivo mais estável e eficiente, aproveitando o período da subida das águas, que facilita o transporte escolar, e assegurando que os estudantes não percam tempo de aprendizado.

Na oportunidade, o prefeito em exercício, Renato Junior, destacou que, durante o ano letivo de 2025, será fornecido todo o suporte logístico necessário para garantir que os alunos tenham acesso pleno às salas de aula.

“Hoje estamos abrindo o ano letivo, e estamos muito satisfeitos em antecipar o início das aulas de 2025, pois isso representa um passo importante para a educação de nossos alunos. Quero assegurar à população que estamos oferecendo todo o apoio logístico necessário, como o transporte fluvial e recursos suficientes, para que nossos estudantes possam iniciar as aulas com toda a qualidade e conforto que merecem”, afirmou Renato Junior.

Além de garantir a continuidade da educação para os alunos da região, a estratégia também visa superar os desafios logísticos e geográficos enfrentados pelas comunidades fluviais. A expectativa é que o ano letivo de 2025 proporcione um ambiente de aprendizado mais constante e com melhores resultados, refletindo o compromisso da Semed com a inclusão educacional e a qualidade do ensino nas áreas mais isoladas.

Durante a abertura do ano letivo, o secretário municipal de educação, Luiz Gonzaga, comentou a importância das iniciativas implementadas pela gestão para fortalecer a educação no município.

“Atendemos atualmente cerca de 250 mil crianças e contamos com uma estratégia operacional forte. Nessa escola, aplicamos o plano de governo, com as diretrizes básicas que orientam nossa ação. No âmbito operacional, garantimos que não faltem itens essenciais, como a merenda escolar e o transporte. Nosso objetivo é avançar ainda mais nos Índices de Desenvolvimento da educação básica, Ideb”, completou o secretário.

Expectativas

A aluna do 3º ano, Larissa Costa, fez uma apresentação intitulada “Cantos da Floresta” durante a abertura do ano letivo e destacou a alegria de retornar à sala de aula.

“Esperei alguns meses para voltar à minha escola e fiquei feliz, pois gosto de estudar. Aqui, já aprendi muitas coisas, principalmente em matemática. Hoje, me apresentei representando minha origem indígena e me sinto orgulhosa, porque sempre me dão a oportunidade de aprender cada vez mais”, relatou a aluna.

Para o professor de história, Thiago Queiroz, que trabalha na escola Municipal São José 1, iniciar o ano letivo é motivo de felicidade, especialmente com a nova estrutura escolar e o acréscimo de ferramentas tecnológicas inovadoras.

“Estou na escola há 4 anos. Quando cheguei, a escola tinha uma estrutura diferente, e agora estou em outra, com novas configurações e recursos. Este é o ano em que me sinto mais otimista, pois passei de uma estrutura simples para uma muito mais avançada. Contamos com os recursos do Programa Dinheiro Direto na escola (PDDE), aplicados diretamente na sala de aula, o que nos permitiu construir um estúdio de podcast e também um estúdio de informática para os alunos”, comentou Thiago Queiroz.

— — —
Texto – Thalia Rodrigues / Semed
Fotos – Antônio Pereira e Paula Pessoa/Semcom e Eliton Santos/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBXDPs 

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus abre cadastramento para comércio informal atuar no Sou Manaus Passo a Paço 2026
Manaus

Prefeitura de Manaus abre cadastramento para comércio informal atuar no Sou Manaus Passo a Paço 2026

24 de agosto de 2026
Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfaltica nas ruas Boa Vista e São Bento na zona Centro-Oeste
Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfaltica nas ruas Boa Vista e São Bento na zona Centro-Oeste

24 de agosto de 2026
Prefeitura de Manaus conclui pavimentação da rua Anzol e amplia infraestrutura no Tarumã
Manaus

Prefeitura de Manaus conclui pavimentação da rua Anzol e amplia infraestrutura no Tarumã

24 de agosto de 2026
Prefeitura de Manaus reconstrói canteiro central da avenida Margarita para organizar trânsito e acessibilidade
Manaus

Prefeitura de Manaus reconstrói canteiro central da avenida Margarita para organizar trânsito e acessibilidade

24 de agosto de 2026
Reconstrução da passarela Santos Dumont atinge 70% de execução e avança em Manaus
Manaus

Reconstrução da passarela Santos Dumont atinge 70% de execução e avança em Manaus

24 de agosto de 2026
Prefeitura de Manaus abre reservas do SouManaus Passo a Paço 2026 e informa pontos e horários para retirada de pulseiras
Manaus

Prefeitura de Manaus abre reservas do SouManaus Passo a Paço 2026 e informa pontos e horários para retirada de pulseiras

24 de agosto de 2026
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual