Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus participa de oficina da ‘Estratégia Alimenta Cidades’ para fortalecer a segurança alimentar no município

13 de março de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), participou, na manhã desta quinta-feira, 13/3, da primeira oficina presencial da “Estratégia Alimenta Cidades”, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan/MDS), a iniciativa foca especialmente em áreas urbanas vulneráveis.

O objetivo é apoiar essas cidades na realização de diagnósticos que orientem estratégias conjuntas entre governo federal, estados e municípios para ampliar o acesso a alimentos saudáveis. Em Manaus, algumas ações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) já estão em curso. Em 2024, por meio de edital, o governo federal financiou cozinhas solidárias — iniciativas da sociedade civil que surgiram durante a pandemia para garantir o acesso à alimentação.

A subsecretária da Semasc, Dermi Rayol, destacou a relevância deste encontro para Manaus. Ela enfatizou a importância da troca de experiências entre os projetos locais e as iniciativas de outras cidades, permitindo que práticas bem-sucedidas sejam adaptadas à realidade manauara.

“Estamos hoje na oficina presencial Estratégia Alimenta Cidades, realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Este momento é de grande importância para a cidade de Manaus, pois proporciona a troca de experiências entre os projetos que desenvolvemos localmente e as iniciativas de outras cidades, permitindo a adaptação de práticas bem-sucedidas a nossa realidade. Durante o encontro, destacamos o projeto ‘Prato do Povo’, uma iniciativa de grande impacto social que oferece gratuitamente mais de 12 mil refeições diárias à população de Manaus, garantindo segurança alimentar para muitas famílias, sendo, em muitos casos, a única refeição do dia,” destacou.

A diretora do Departamento de Segurança Alimentar da Semasc, Juliana Diz, destacou a importância das ações desenvolvidas em Manaus para o enfrentamento da insegurança alimentar. Ela ressaltou o percurso da cidade dentro da estratégia nacional e as iniciativas que têm fortalecido a política de segurança alimentar no município.

“A oficina integra a estratégia iniciada em 2024, quando Manaus aceitou o desafio de participar da iniciativa após uma reunião em Brasília. Desde então, a cidade implementou ações para combater a insegurança alimentar, como a implantação do Sesan, que conectou Manaus ao sistema nacional e ampliou a visibilidade das ações locais. Em 2024, foram inauguradas dez unidades do ‘Prato do Povo’, que, junto às cozinhas complementares, oferecem cerca de 13 mil refeições diárias gratuitas. Em 2025, uma nova unidade foi aberta na Panaí, reforçando o compromisso com a segurança alimentar. Essas unidades também facilitam o acesso a outras políticas públicas, como assistência social e saúde”, pontuou.

A estratégia de combate à insegurança alimentar no Brasil envolve diversas ações e parcerias entre os governos federal, estadual e municipal. Em Manaus, essa abordagem tem se consolidado por meio de iniciativas que buscam ampliar o acesso a alimentos saudáveis e fortalecer a agricultura local.

“O governo federal tem a meta de retirar o Brasil do Mapa da Fome até 2030, e Manaus enfrenta o desafio de reduzir a insegurança alimentar. Entre as ações em curso estão o financiamento de cozinhas solidárias, que garantem alimentos saudáveis às comunidades, e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que destinou R$ 600 mil à cidade para compra de produtos da agricultura familiar, gerando renda e apoiando instituições sociais, famílias e escolas. Além disso, Manaus será beneficiada com iniciativas de agricultura urbana, incentivando a criação de hortas comunitárias para ampliar o acesso a alimentos e gerar renda”, concluiu a coordenadora-geral de Promoção da Alimentação Saudável, Gisele Bortolini.

— — —

Texto – Igor Costa / Semasc

Fotos – Diego Lima / Semasc

Disponíveis em –  https://flic.kr/s/aHBqjC5mYS

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza reunião de alinhamento para adotar ações de prevenção dos impactos da cheia do rio Negro

8 de maio de 2025
Prefeitura de Manaus

Professores da Prefeitura de Manaus recebem formação em robótica para reforço nas aulas

8 de maio de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus publica Manuais do Programa de Integridade e Compliance

8 de maio de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura promove ações de saúde em 150 unidades de ensino no Dia ‘D’ Mais Saúde Bucal na Escola

8 de maio de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus reforça sinalização viária na zona Norte como parte das ações do ‘Maio Amarelo’

8 de maio de 2025
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida assina ordem de serviço para asfaltar 20 ruas da comunidade Parque Riachuelo

8 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual