Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza a primeira reunião com professores da Educação Especial

29 de abril de 2024
Compartilhar

Professores da Prefeitura de Manaus que atendem crianças da Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram nesta segunda-feira, 29/4, do primeiro encontro da modalidade. O evento aconteceu no auditório da Semed, na avenida Maceió, Parque 10, zona Sul da capital, e reuniu mais de 150 educadores e assessores da Gerência de Educação Especial (GEE), que orientaram sobre a organização e funcionamento das Classes Especiais e salas de recursos.

A Semed atende estudantes com deficiência física, intelectual, sensorial, múltipla, Transtorno do Espectro Autista (TEA), com altas habilidades e superdotação. Nos últimos anos, a rede municipal de ensino teve um aumento significativo no número de salas de recursos, saindo de 76 para 178, um crescimento de 230%, esse aumento favorece a inclusão gradativa dos alunos em classes regulares.

Para a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, esse aumento é fruto de um trabalho dedicado a esses estudantes de toda equipe da Semed. “A sala de recurso tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, por isso abrimos mais 100 salas de recursos, ampliando, assim, esse atendimento. A menina dos meus olhos na educação hoje, se chama Educação Especial Inclusiva, eu vivo a cada dia buscando mais conhecimento e informações sobre esta questão”, afirmou a secretária.

Durante a reunião, foi destacado o avanço no processo pedagógico na classe especial, com o número de aprendizagem avançado e a evolução da inclusão escolar dos estudantes.  A gerente da Educação Especial, Amanda Macanoni, ressaltou a importância desse encontro, que fortalece o laço entre professor e Semed.

“Essa é a primeira reunião de 2024 com os professores da Educação Especial. Aqui vamos alinhar e ajustar nossas ações dentro das escolas, mas, além disso, esse encontro é para que haja essa aproximação com cada profissional da Educação Especial”, explicou Macanoni.

Para Carmen Cristina Zidio, que leciona na escola municipal Síria Mamed Amed Chagas, a educação especial é um grande desafio. “No início, foi um grande desafio, mas era algo que eu queria muito, tanto que me especializei nessa área. Quando surgiu o convite, fiquei muito feliz. Quando vivenciamos a situação, percebemos o quanto é difícil, mas eu me sinto realizada em ser professora de 24 alunos da classe especial”, enfatizou Carmen.

A professora Marlene Marinho vai atuar pela primeira na sala de recurso. Para ela, essa é uma oportunidade única. “Sou professora na creche Municipal Magnólia Pessoa Figueiredo, no Tarumã. Esse ano abrimos nossa sala de recurso. As orientações recebidas aqui serão levadas para a creche e isso é muito importante para ajudar na estimulação precoce das crianças autistas ou com outras deficiências”, concluiu Marlene.

— — —

Texto – Thalia Rodrigues/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Informe epidemiológico atualiza casos de arboviroses em Manaus

18 de fevereiro de 2025
Manaus

David Almeida anuncia entrega de novas USFs porte 4 para abril

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus fiscaliza quase 600 motocicletas na operação conjunta ‘Cavalo de Aço’

18 de fevereiro de 2025
Manaus

David Almeida vistoria construção da nova sede do Implurb

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Sine Manaus oferta 225 vagas de emprego nesta quarta–feira, 19/2

18 de fevereiro de 2025
Manaus

População participa das ações por meio da Ouvidoria-Geral

18 de fevereiro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual