Com o tema “Prototipagem no Tinkercad e Impressão no 3D”, a Prefeitura de Manaus, realizou, nesta terça-feira, 20/5, o 3º módulo de formação com os coordenadores dos Centros de Tecnologias Educacionais (CTEs) e estudantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A formação aconteceu no Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias Educacionais (Efex) Maria Helena Amazonas de Menezes, que fica na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, zona Centro-Sul da capital.
A ação é coordenada pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) e tem o objetivo de capacitar coordenadores e alunos na criação de protótipos utilizando a plataforma Tinkercad. Neste módulo participaram 19 coordenadores e 38 estudantes, durante o ano letivo, terão ainda oito módulos temáticos.
A atividade faz parte do projeto “Procurumim – Letramento em Programação e Robótica”, que este ano trabalha o tema “Explorando novos mundos: soluções criativas para um planeta regenerativo” e atende crianças da educação infantil e estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 68 unidades de ensino na rede e 81 clubes (composto de alunos da escola, que também são monitores), além de 321 coordenadores e professores.
Na oportunidade, os participantes desenvolveram protótipos que serão apresentados na 8ª Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati) 2025. Esse evento anual da Semed serve como uma vitrine para inovações educacionais, permitindo que os estudantes demonstrem suas habilidades e criatividade.
Uma das coordenadoras do projeto Procurumim do GTE da Semed, Milene Monteiro, disse que a Prefeitura de Manaus oportuniza para os educadores da rede um momento único, que posteriormente vão trabalhar com os alunos nas escolas com atividades pedagógicas.
“É uma inovação da rede municipal, é a primeira formação que estamos tendo com os coordenadores de impressora 3D. O equipamento é novo na questão de usabilidade educacional, antes era disponível somente na rede particular. Os coordenadores já tiveram uma formação on-line de prototipagem no tinkercad para desenhar esse objeto que vai ser impresso em 3D e depois participaram da formação da impressão”, explicou.
Inovação
Com um total de dez unidades de ensino, que vai beneficiar aproximadamente 300 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, o assessor de tecnologia, Reginaldo Peres, da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, afirmou que é um aprendizado importante para seu trabalho com os coordenadores das escolas da divisão.
“Esta formação vai nos proporcionar conhecimentos para auxiliarmos professores no processo de ensino e aprendizagem e também ajudar os alunos nessa questão da alfabetização e letramento em robótica. Com certeza, vai engrandecer o nosso conhecimento”, disse.
O coordenador do CTE, Luiz Carlos, da escola municipal Tereza Cordovil Guimaraes, bairro Tarumã Açu, zona rural, que atende 30 alunos do 1º ao 9º ano, ficou satisfeito com o aprendizado da formação, pois será um suporte a mais no trabalho com os alunos da zona rural.
“Vamos levar desta formação muito conhecimento, principalmente agora que estamos trabalhando com a impressão em 3D, com montagem de projetos. Os alunos da zona rural estão vivendo outra realidade, com conhecimentos que, em outros momentos, não tinham acesso. Na zona rural, os desafios são ainda maiores do que em qualquer outra zona da cidade. Temos dificuldades em inúmeras situações, mas a secretaria, ao longo dos últimos anos, tem trazido um suporte muito grande. A dificuldade de internet não existe mais”, concluiu.
Competição
Além disso, ocorreu o “1º Campeonato de Robótica 2025”, na modalidade Robô Sumô, onde cada clube montou e programou seu robô para competir em intensas disputas no Dojo. Essa etapa faz parte da competição anual de robótica da 8ª Expocreati, oferecendo uma oportunidade única de aprendizado e competição.
— — —
Texto – Paulo Rogério Veiga/ Semed
Foto – Eliton Santos/ Semed
Disponíveis em – https://www.flickr.com/photos/195351499@N06/albums/72177720326242700/