Em alusão à campanha “Maio Amarelo”, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta quinta-feira, 22/5, a apresentação do projeto “Condutor Consciente” na empresa Manaus Luz. A ação teve como foco orientar e sensibilizar os colaboradores, especialmente motoristas e motociclistas, sobre comportamentos seguros no trânsito e a importância da preservação da vida.
A atividade reuniu funcionários da empresa, que possui um quadro de 58 motoristas que diariamente enfrentam os desafios da mobilidade urbana da capital. O momento foi marcado por palestras educativas, troca de experiências e reflexões sobre a responsabilidade de cada um no trânsito.
“O projeto Condutor Consciente é uma das formas que encontramos de estar próximo de quem realmente está nas ruas todos os dias. Nosso objetivo é fazer com que motoristas compreendam que atitudes simples, como respeitar a sinalização, manter a atenção plena e dirigir com cautela, salvam vidas”, destacou o educador de trânsito do IMMU, Werisson Freitas. “Neste ‘Maio Amarelo’, o tema ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’ nos lembra que reduzir a velocidade é um ato de cuidado com o próximo e consigo mesmo”, completou.
Durante a atividade, também foram reforçados os riscos do uso do celular ao volante, a importância do uso correto do cinto de segurança, da distância segura entre veículos e da revisão periódica dos veículos da frota. A segurança no ambiente de trabalho também esteve entre os temas debatidos.
O técnico em segurança do trabalho da Manaus Luz, Francisco Costa, enfatizou a relevância do projeto. “É fundamental que nossos condutores entendam que eles não apenas operam veículos, mas transportam vidas, a própria e a de outros. Projetos como esse reforçam o compromisso com a vida e com a segurança no trabalho”.
Para Daniel Maciel, motorista da empresa, a ação foi esclarecedora e motivadora. “A gente sabe que o trânsito de Manaus é complicado, mas muitas vezes se acostuma com os riscos. Hoje, eu entendi que é possível sim mudar pequenas atitudes e fazer a diferença. Parar alguns segundos pode evitar acidentes e salvar vidas”.
‘Maio Amarelo 2025´
A iniciativa faz parte da programação do “Maio Amarelo 2025”, campanha internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Neste ano, com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o movimento busca chamar atenção para os perigos da pressa e da imprudência.
O IMMU reforça que ações educativas continuarão sendo realizadas em empresas, escolas e pontos estratégicos da cidade ao longo do mês, buscando alcançar cada vez mais condutores e pedestres com a mensagem de que a vida é o bem mais precioso, e que no trânsito, responsabilidade e empatia salvam vidas.
— — —
Texto – Naira Nascimento / IMMU
Fotos – Karol Silva / IMMU