Na manhã deste domingo, 19/10, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu uma ação de educação para o trânsito, voltada para as crianças que integram o “Ministério Grupo de Aventureiros”, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no conjunto Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital.
A iniciativa, conduzida pela equipe de educação para o Trânsito do IMMU, busca semear desde cedo a consciência sobre a segurança viária e regras de trânsito aos jovens do grupo formado por crianças de seis a nove anos de idade.
A atividade começou com um bate-papo onde as crianças puderam aprender e tirar dúvidas sobre as normas básicas de trânsito, a importância da faixa de pedestre e o respeito à sinalização. Em seguida, a teoria deu lugar à prática lúdica, com a realização de diversos jogos educativos, como o “Jogo da Memória” e o uso do “Tapete Pedagógico”, proporcionando um momento de descontração às crianças.
A educadora de trânsito do IMMU, Rineida Liege, destacou a relevância de alcançar esse público. “É fundamental levar essas informações aos ‘Aventureiros’. As crianças são multiplicadoras de conhecimento e, ao internalizarem as regras de segurança agora, influenciam a família e se preparam para ser cidadãos mais responsáveis no futuro.”
A iniciativa também foi elogiada pela conselheira do Clube de Aventureiros, Nelma Sampaio. “A ação do IMMU é de extrema importância. É educando os jovens, que serão os futuros condutores de veículos e pedestres ativos, que construímos um trânsito mais seguro para todos,” afirmou.
A ação reforça o compromisso do IMMU em utilizar métodos inovadores e participativos para a educação de trânsito, reconhecendo que a mudança cultural em prol de uma mobilidade urbana mais humana começa na infância.
— — —
Texto e Fotos – Álisson Castro / IMMU