Com o objetivo de garantir acesso à cidadania, lazer e cultura a famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas por equipamentos socioassistenciais administrados pelo poder público manauara, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), participou, nesta segunda-feira, 4/12, da última sessão do “Cinema Solidário” neste ano, atividade promovida pelo Amazonas Shopping, localizado na zona Centro-Sul, em parceria com a gestão municipal e outras entidades da sociedade civil.
Ao todo, 11 crianças e adolescentes acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Raimundo e 17 crianças atendidas pelo Serviço de Acolhimento Provisório Indígena Venezuelano Warao Tarumã-Açu foram convidados a participar da programação.
“A atividade social é sempre muito bem-vinda no acompanhamento psicossocial das famílias referenciadas, principalmente, quando falamos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e com acesso limitado a programações desse tipo. Parcerias assim são muito importantes para que essas crianças se sintam incluídas socialmente e desenvolvam um sentimento de pertencimento à comunidade que as cerca”, destacou o psicólogo do Cras São Raimundo, Daniel Castilho.
De acordo com o coordenador de Qualidade do Amazonas Shopping, José Fortes, o “Cinema Solidário” faz parte da estratégia de desenvolvimento sustentável ASG (Ambiental, Social e de Governança) do centro comercial, sendo uma atividade voltada, principalmente, para a ampliação da acessibilidade das experiências oferecidas pelo shopping.
“Acreditamos que, enquanto empresa, possuímos um papel social muito importante a ser cumprido dentro da cidade de Manaus e para com o nosso público, por isso o desenvolvimento de uma programação como o ‘Cinema Solidário’ é tão importante para o shopping”, explicou.
Mãe do pequeno João Gabriel, de 8 anos, portador de paralisia cerebral, a dona de casa Mirta Matos, cuja família é acompanhada pelo Cras São Raimundo, elogiou a programação e ressaltou a importância de atividades que promovam o acesso do filho a momentos de lazer e entretenimento de qualidade.
“Como mãe de uma criança com necessidades especiais, vejo que a Prefeitura de Manaus e seus parceiros vêm abraçando a questão da inclusão social. Não tenho palavras para descrever a emoção que foi participar de uma manhã como essa ao lado do meu filho. Só tenho a agradecer”, finalizou.
— — —
Texto – Guilherme Pacheco / Semasc
Fotos – Diego Lima / Semasc