Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Prêmio Fapeam de CT&I: Governo do Amazonas premia pesquisadores, professores e profissionais de comunicação

28 de janeiro de 2025
Compartilhar

Iniciativa visa reconhecer publicamente a relevante atuação para o conhecimento científico, tecnológico e inovativo no estado

Fotos: Ayrton Lopes/FapeamNuma ação de reconhecimento público, o Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), anunciou os vencedores do Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)–Ennio Candotti-Edição 2024. A premiação teve 13 vencedores distribuídos nas categorias de Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador, Profissional de Comunicação e Professor Ciência na Escola (PCE), e suas subcategorias conforme área do conhecimento.

Durante o evento realizado, segunda-feira (27/01), no Museu da Amazônia (Musa), bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes, destacou que a edição 2024 do Prêmio Fapeam de CT&I leva o nome do físico e fundador do Musa, Ennio Candotti, uma homenagem (in memorian) ao importante líder da comunidade científica pelos seus relevantes trabalhos e contribuições para o estado do Amazonas.

“Para nós é uma homenagem justíssima. Fizemos um movimento de trazer o público para o Musa, onde o nosso homenageado atuou de forma resiliente, contribuindo para a ciência e para a manutenção deste local rico em diversidade biológica e sociocultural, um espaço especial como Ennio Candotti, que tem a sua marca, trabalho e dedicação”, enfatizou Márcia Perales.

A diretora-presidente da Fapeam reforçou que o Prêmio Fapeam de CT&I é uma iniciativa do Governo do Amazonas, com objetivo de reconhecer publicamente e premiar pesquisadores, professores da educação básica que desenvolvem projetos no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) e profissionais da área comunicação, com destacada trajetória e relevante atuação para o conhecimento científico, tecnológico, inovativo, social, ambiental, e que contribuem para o desenvolvimento do Amazonas.

O diretor-geral do Musa, Filippo Stampanoni, agradeceu a Fapeam e ao Governo do Amazonas por terem escolhido o espaço para a realização do evento, e reforçou que o auditório Ennio Candotti representa dois lados: a figura do saudoso fundador do museu e também um espaço aberto às organizações e aos pesquisadores da região, pensado justamente para que o Musa se torne um lugar de acolhimento à pesquisa na região.

“É um evento de grande importância, porque eu também sou pesquisador e recebo financiamento da Fapeam, participo desse grande mundo da pesquisa. Sinto felicidade em ver vocês aqui que são pesquisadores, educadores, representantes da cultura do estado do Amazonas”, disse.

Para o cientista da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Edgar Sanches, vencedor na categoria Pesquisador Destaque, subcategoria Ciências Exatas e da Terra, é uma honra receber a premiação da Fapeam, porque reforça o importante trabalho desenvolvido pelos pesquisadores no estado e pelo Governo do Amazonas no fomento à CT&I.

“Esse prêmio é muito simbólico, porque ele é compartilhado. A gente sabe que, assim como eu estou nessa luta, muitos também estão, e os obstáculos, eles têm sido diminuídos à medida que o nosso governo, juntamente com a Fapeam, consegue nos dar incentivos para isso. A cada ano, a gente consegue progredir um pouco mais e avançar”, disse Edgar Sanches.

Ennio Candotti

O Prêmio Fapeam de CT&I – Edição 2024, neste ano, homenageou o pesquisador Ennio Candotti. Nascido na Itália, emigrou para São Paulo ainda na infância. Formou-se em Física pela Universidade de São Paulo (USP), em 1964, e atuou como professor em várias universidades pelo país.

A paixão pela ciência e seu compromisso com a Amazônia ficaram evidentes na fundação do Musa, onde desempenhou o papel de diretor por 15 anos em Manaus. O conceito de um ‘museu na floresta’ foi um sonho de Candotti que se tornou realidade.

Conquistas se somam na sua história, como o prêmio Kalinga, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que recebeu em 1999, por sua contribuição à popularização da ciência.

Conheça os vencedores

Pesquisador Destaque:

· Allyson Guimarães da Costa (Ciências Biológicas)

· André Luiz Machado das Neves (Ciências Humanas)

· Edgar Aparecido Sanches (Ciências Exatas e da Terra)

· Yurimiler Leyet Ruiz (Engenharias)

Professor Ciência na Escola:

· André Henrique Araújo Reis (Ciências Exatas e da Terra)

· Geysa Maquiné Batalha (Linguística, Letras e Artes)

· Lizandro Barboza da Silva (Ciências Humanas)

· Nilce Cleide Ribeiro Pantoja (Ciências Biológicas)

Profissional de Comunicação:

· Bruno Elander Cavalcante Paulo (Rádio)

· Emiliana Pantoja Monteiro Aquino (Internet)

· Orlando Pedrosa Lima Júnior (Telejornalismo)

Pesquisador Inovador:

· Claudia Guerra Monteiro (Inovação para o Setor Público)

· Luis André Morais Mariúba (Inovação para o Setor Empresarial)

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Sine Amazonas divulga 172 vagas de emprego para esta segunda-feira

6 de julho de 2025
Amazonas

Garantido celebra 33º título com festa no Sambódromo e despedida de item oficial

6 de julho de 2025
Amazonas

Festival de Férias tem início com atividades lúdicas e culturais para crianças em Manaus

5 de julho de 2025
Amazonas

Festival de Férias tem início com atividades lúdicas e culturais para crianças em Manaus

5 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (05/07)

5 de julho de 2025
Amazonas

Dia Internacional do Cooperativismo: Sepror investe em cursos e apoio técnico para produtores cooperados

5 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual