Programa leva serviços de infraestrutura, limpeza urbana e atendimentos em saúde e assistência social nos bairros Japiim e Petrópolis.
A Prefeitura de Manaus deu início, nesta quinta-feira, 27/8, à 9ª edição do programa Manaus que a Gente Cuida nos bairros Japiim e Petrópolis, zona Sul. As atividades ocorrem na escola municipal Vicente de Paula, localizada na rua Maria Mansour, nº 441, e prosseguem até sábado, 29/8, com ações de infraestrutura, limpeza urbana e oferta de atendimentos em saúde, assistência social, habitação e Cidadania por secretarias municipais.
Serviços de infraestrutura e zeladoria
As secretarias municipais de infraestrutura (Seminf) e de limpeza urbana (Semulsp) são os principais responsáveis pelas intervenções de campo. A Seminf iniciou serviços de tapa-buracos, com meta de aplicar 180 toneladas de asfalto, além de desobstrução de bueiros e pintura de meio-fio. A subsecretária de Apoio às Comunidades da Seminf, Fabíola Oliveira, afirmou que a pasta está presente em várias zonas de Manaus e que o programa já chega à sua 9ª edição.
A Semulsp executa capina, varrição, poda e pintura de meio-fio, seguida por ações de conscientização sobre o descarte correto de lixo e horários da coleta diária. O subsecretário da Semulsp, Laurimar Costa, explicou que as equipes realizam primeiro a parte pesada da limpeza e, em seguida, o acabamento com pintura e orientações à população.
Atendimento integrado nas áreas de saúde, assistência e habitação
Na escola Vicente de Paula, secretarias integradas oferecem atendimentos diretos. A Secretaria da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc) realiza inclusão e atualização do cadastro único, orientações sobre o benefício de prestação continuada (BPC) e Bolsa Família, emissão da Carteira da Pessoa Idosa e solicitação de 2ª via da certidão de nascimento.
A Secretaria Municipal de saúde (Semsa) oferta consultas com clínico geral, vacinação e testes rápidos. A Secretaria de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) atua na atualização de cadastros em programas habitacionais.
A Secretaria do trabalho, empreendedorismo e Inovação (Semtepi) realiza cadastro no sistema do Sine, encaminhamento para vagas de emprego e orientações sobre Carteira de trabalho e Seguro-Desemprego.
Outras ações e serviços complementares
O mutirão mobiliza ainda as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Juventude, esporte e lazer (Semjel) e o Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU). A Semmas distribui mudas e orienta sobre educação ambiental e preservação. A Semjel promoverá ação esportiva e de lazer na noite de sábado.
O IMMU disponibiliza atendimento para o programa PassaFácil na sexta-feira, 28/8, e emissão de credenciais de estacionamento para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs) no sábado, 29/8.
A diretora de proteção social da Semasc, Jucimaria Menezes, convocou a população a procurar a unidade durante os três dias: das 8h às 14h na quinta e na sexta-feira, e até meio-dia no sábado.
Moradores relataram benefícios diretos com a presença dos serviços. A presidente do clube de mães da Japiinlândia, Jacilene Mendes, avaliou positivamente as ações e citou a atuação do prefeito Renato Junior. A autônoma Patrícia Rodrigues afirmou que buscou a emissão de nova certidão de nascimento para a filha e considerou o serviço próximo da comunidade.
Serviço
Os atendimentos na escola municipal Vicente de Paula ocorrem nesta sexta-feira (28), das 8h às 14h, e no sábado (29), das 8h às 12h.
Texto – Geraldo Farias/Semcom
Fotos – Arielle Lorena/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjD3mJg
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #manausqueagentecuida, #japiim, #petropolis, #Seminf, #Semulsp, #Semcom, #Semasc, #Semsa, #Semhaf, #semmas, #Semacc, #semjel, #Semtepi, #IMMU, #escolavicentedepaula, #tapabuacos, #asfalto, #limpezaurbana, #atendimento