Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Programação do 1º encontro “Construindo Conexões”

31 de outubro de 2024
Programação do 1º encontro “Construindo Conexões”
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), deu início, nesta quinta-feira, 31/10, à programação do 1º encontro “Construindo Conexões”, realizado pelos departamentos de proteção social básica e Especial da secretaria, responsáveis pela execução de diferentes políticas de proteção na capital.

Com duração de dois dias e realizado no Parque Municipal do Idoso (PIM), na zona Centro-Sul, o evento tem o objetivo de promover um espaço de integração, diálogo e debates entre os servidores de diferentes equipamentos socioassistenciais da gestão municipal, como os Centros de Referência de assistência social (CRAS), Centros Especializados de assistência social (CREAS), serviços de acolhimento institucional e outros.

“Sempre buscamos desenvolver melhorias para o atendimento da população que mais precisa de nossos serviços, por isso é tão importante que esses dois departamentos mantenham um diálogo constante e coeso. Promover esses debates nos torna capazes de atender à população de forma mais qualificada e precisa”, destacou a secretária Dermi Rayol, da Semasc.

O primeiro dia de atividades contou com quatro painéis de exposição, abordando temas como a conceituação e as atribuições de cada uma das políticas de proteção social, serviços de proteção integral e especializados, além de discussões acerca da intersetorialidade dos atendimentos.

De acordo com Jucimaria Menezes, diretora do Departamento de proteção social básica (DPSB), responsável pela prevenção a situações de violação de direitos por meio de políticas e serviços oferecidos pelas unidades CRAS e Casas Cidadãs, as discussões promovidas são de suma importância para entender melhor os problemas trazidos pela população e pensar em soluções eficientes e qualificadas.

“Hoje, temos muitas pessoas que chegam aos CRAS com situações que denotam necessidades que devem ser atendidas e acompanhadas por outros equipamentos, muitas vezes parte da proteção social especial. Esse momento de diálogo entre diferentes equipes é fundamental para o sucesso do trabalho que realizamos no dia a dia com a população”, explicou.

Já o Departamento de proteção social especial (DPSE), comandado por Helane Moreira, lida, de maneira simplificada, com situações onde a violação de direitos já ocorreu, trabalhando o acompanhamento psicossocial de famílias e indivíduos a fim de garantir a quebra de ciclos de violência e sua ressocialização. Para Helane, toda a população é beneficiada quando o diálogo entre os dois departamentos é estimulado e desenvolvido.

“Na proteção social especial, possuímos um leque quase infinito de informações e medidas para trabalhar com casos delicadíssimos, então é preciso disseminar essas informações e garantir que a população entenda o nosso papel na cidade. Entender isso é mostrar que o usuário precisa de um atendimento amplo e completo para construir e garantir sua Cidadania”, finalizou.

A programação da primeira edição do encontro “Construindo Conexões” segue até esta sexta-feira, 1º/11, com a continuidade dos painéis de exposição, debates e outras dinâmicas.

— — —

Texto – Guilherme Pacheco/Semasc

Fotos – Diego Lima/Semasc

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Programa Jaraqui da Gente distribui 57 mil peixes e beneficia cerca de 3 mil famílias em Manaus
Manaus

Programa Jaraqui da Gente distribui 57 mil peixes e beneficia cerca de 3 mil famílias em Manaus

28 de agosto de 2026
Prefeitura de Manaus reforça atuação em proteção de dados durante 2º encontro da RAPD no TJ-AM
Manaus

Prefeitura de Manaus reforça atuação em proteção de dados durante 2º encontro da RAPD no TJ-AM

28 de agosto de 2026
Prefeitura de Manaus inicia retirada de pulseiras do SouManaus Passo a Paço 2026 em sete pontos da cidade
Manaus

Prefeitura de Manaus inicia retirada de pulseiras do SouManaus Passo a Paço 2026 em sete pontos da cidade

28 de agosto de 2026
Manaus forma mais de 60 profissionais no Curso Profissional de Cuidador da Pessoa Idosa com 320 horas
Manaus

Manaus forma mais de 60 profissionais no Curso Profissional de Cuidador da Pessoa Idosa com 320 horas

28 de agosto de 2026
Manutenção asfáltica na rua Jafra Lebron avança nesta sexta-feira em Manaus com nova camada de asfalto
Manaus

Manutenção asfáltica na rua Jafra Lebron avança nesta sexta-feira em Manaus com nova camada de asfalto

28 de agosto de 2026
Operação de trânsito para a Corrida Bemol altera itinerários e interdições temporárias em Manaus neste domingo
Manaus

Operação de trânsito para a Corrida Bemol altera itinerários e interdições temporárias em Manaus neste domingo

28 de agosto de 2026
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual