O Projeto de Lei (PL) nº 094/2023 de autoria do vereador João Carlos (Republicanos) que institui a Faixa Liberada no Complexo Turístico da Ponta Negra para a prática de esportes aquáticos, avançou para a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO) da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
De acordo com o autor do PL, o objetivo principal da medida é garantir maior organização e segurança para os praticantes de atividades esportivas nas margens do rio negro, além de promover o lazer saudável para as famílias manauaras.
O projeto estabelece que áreas como praia Dourada, praia da Ponta Negra, Laguinho do Tarumã e lago da praia da Lua serão reservadas para a prática de esportes aquáticos. A Prefeitura de Manaus será responsável pela instalação de boias de demarcação, dispositivos de segurança e equipamentos de lazer para assegurar o uso adequado e seguro dessas áreas.
O vereador João Carlos destacou ainda que, além de incentivar o esporte, a Faixa Liberada visa proporcionar mais qualidade de vida para a população de Manaus, com a criação de um espaço adequado para a prática esportiva e o lazer familiar.
“A Faixa Liberada é um passo importante para promover a saúde e o bem-estar da nossa população, ao mesmo tempo em que valoriza o turismo e a paisagem única da nossa cidade”, afirmou.
Além disso, o projeto também proíbe o tráfego de embarcações nas áreas destinadas às atividades aquáticas, visando garantir a segurança de todos os envolvidos.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Eder França – Dicom/CMM
Projeto de Lei cria Faixa Liberada para esportes aquáticos na Ponta Negra, em Manaus Câmara Municipal de Manaus.