Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Projeto de Lei da Dra. Mayara cria Política de Prevenção e Combate às Amputações em Pacientes Diabéticos no Amazonas

22 de maio de 2024
Compartilhar

O Projeto de Lei n° 313/2024, de autoria da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), quer criar a Política de Prevenção e Combate às Amputações em Pacientes Diabéticos no Amazonas.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 13 milhões de pessoas vivem com a diabetes no Brasil. No primeiro semestre de 2023, quase 7 mil pessoas tiveram pernas e pés amputados por causa da doença, o que corresponde a uma média de 28 casos por dia.

Para a Dra. Mayara, medidas urgentes devem ser tomadas para criar mecanismos de apoio às pessoas que sofrem com a diabetes e que acabam tendo membros amputados.

“Sabemos que a diabetes é uma doença silenciosa e quando não tratada pode ter consequências graves para o paciente, já que eles estão propensos a problemas circulatórios, feridas que não cicatrizam e que podem infeccionar ocasionado a perda do dedo, do pé e até da perna. A pessoa com diabetes, sem dúvida, deve ter uma atenção especial e cuidados específicos desde os primeiros atendimentos e procedimentos, evitando assim, as internações, cirurgias e tratamentos prolongados, que trazem transtornos e acabam onerando o sistema de saúde pública”, explicou a médica.

Como estratégia para a diminuição do número de amputações e proporcionar mais qualidade de vida para a pessoa com diabetes, a deputada propôs o acompanhamento sistemático da evolução e controle da doença e a realização do exame dos pés, em todas as consultas médicas, independentemente da especialidade, na rede de saúde pública, privada e filantrópica do Amazonas. Ainda de acordo com a norma, se o caso for identificado como “pé de risco”, o paciente deverá ser encaminhado ao especialista para tratamento adequado.

Entre as diretrizes da Política de Prevenção e Combate às Amputações em Pacientes Diabéticos também estão: o treinamento dos profissionais que atendem na atenção básica para que estejam aptos a realizar o exame nos pés da pessoa com diabetes; disseminar informações sobre a importância da prevenção e detecção de lesões na fase inicial e afixação de cartazes nas unidades de saúde e pontos de atendimento ao público, da administração pública, com orientações sobre cuidados básicos dos pés, especialmente para pacientes diabéticos e alertas sobre os perigos de infecções e amputações.

Conforme o projeto, anualmente, em toda a rede pública estadual de saúde devem ser realizadas campanhas de conscientização com palestras sobre o cuidado com os pés, a realização do autoexame e de exames especializados para detecção da diabetes.

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual