Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Projeto de Lei de Adjuto Afonso incentiva o desenvolvimento sustentável na piscicultura

28 de janeiro de 2025
Compartilhar

O Projeto de Lei (PL) nº 434/2024, apresentado pelo deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil), foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no final de 2024, e seguiu para sanção do Executivo. Após ser convertido em lei, deverá fomentar o desenvolvimento sustentável da piscicultura. A atividade envolve a criação de peixes em cativeiro, como o tambaqui e o matrinxã, sendo uma alternativa econômica importante para o setor primário do Estado.

O projeto foi fundamentado em princípios e objetivos claros para que sejam aplicados diretrizes e instrumentos a serem regulados conforme conveniência e oportunidade do Poder Executivo, para incentivar não somente o desenvolvimento econômico e social desse setor, mas também promover a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável do Amazonas.

No Amazonas, a piscicultura enfrenta diversos desafios, mas também oferece oportunidades significativas de emprego e renda, pois representa a atividade pecuária que mais cresce no Amazonas e no Brasil, tendo apresentado um avanço tecnológico no sistema produtivo, proporcionando aos piscicultores aumento na produtividade.

“A atividade é estratégica porque funciona como um frigorífico natural, ajudando a manter os estoques naturais dos peixes, principalmente o tambaqui, suprindo o mercado na entressafra de pescado” destacou o autor da matéria, deputado Adjuto Afonso, em justificativa do documento.

Incentivador do setor primário, o parlamentar, que nasceu no interior do Amazonas, apresentou o PL porque tem conhecimento da necessidade de tornar a prática mais sustentável, sendo necessária a diminuição do impacto ambiental em prol da preservação dos ecossistemas aquáticos e da biodiversidade.

“A matéria se faz necessária ainda ao enfrentamento das dificuldades na aquisição da ração para os peixes e aquisição de alevinos, à escassez de informação e técnicos especializados, e também às secas sazonais e severas dos rios”, finalizou.

 

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual