O Projeto de Lei nº 356/2023, de autoria do vereador Joelson Silva (Avante), avançou para a Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, nesta quarta-feira (06/11) durante a Ordem do Dia na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A matéria pretende criar a Campanha Permanente de Conscientização, Orientação e Prevenção da Febre Maculosa na cidade de Manaus.
O PL que sofreu uma alteração no texto, recebeu a Emenda Modificativa nº 01, onde estabelece que as clínicas veterinárias e lojas de produtos para animais deverão afixar cartaz informando os clientes sobre os riscos da doença, prestando-lhes as devidas orientações.
“Precisamos alertar a sociedade para os riscos causados pelo carrapato estrela, divulgando, chamando atenção para os sintomas e assim evitando que mais mortes ocorram por falta de conhecimento”, enfatizou o parlamentar.
Segundo ele, a campanha também pode auxiliar na detecção precoce da doença, deixando a população mais informada sobre os sintomas e assim incentivar a busca de atendimento médico mais rapidamente em caso de suspeita.
Campanhas – Conforme o documento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) será responsável por criar campanhas de conscientização, orientação e prevenção em relação à febre maculosa.
Também a proposta propõe a fixação de cartazes informativos divulgando o sintoma e instruindo as pessoas a procurarem uma Unidade Básica de Saúde (UBS), próxima de sua casa.
Também estão previstas a realização de campanhas educativas, palestras, distribuição de materiais informativos e veiculação de anúncios nos meios de comunicação, buscando alcançar o maior número possível de pessoas.
Surto – A proposta foi apresentada pelo vereador, após um surto de febre maculosa no Brasil, em 2023. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), 753 pessoas morreram por febre maculosa no Brasil entre os anos de 2012 e 2022.
A pasta ainda aponta, que o país teve 2.157 casos confirmados ao longo de 10 anos, 36% deles registrados em São Paulo.
Doença – A febre maculosa é uma infecção bacteriana transmitida aos seres humanos principalmente através do carrapato estrela infectado pela bactéria do gênero Rickettsia, causando uma alteração na pele e apresentando sintomas semelhantes aos da gripe. A doença não é contagiosa, o que significa que ela não pode ser transmitida de uma pessoa para outra.
Sintomas – Segundo especialistas, a transmissão ocorre geralmente entre 6 a 12 horas depois que o carrapato está na pessoa. Além de tentar se proteger do parasita, deve-se ter atenção redobrada ao chegar em casa e na hora do banho.
Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são: Febre Dor de cabeça intensa; Náuseas e vômitos; Diarreia e dor abdominal; Dor muscular constante; Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés; Gangrena nos dedos e orelhas e Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereadorFoto: Mauro Pereira/ DIRCOM
Projeto de Lei de Joelson Silva sobre combate à Febre Maculosa avança na CMM Câmara Municipal de Manaus.