Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Projeto de regulamentação de Inteligência Artificial tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas

13 de dezembro de 2024
Compartilhar

A Inteligência Artificial (IA) está se tornando uma das tecnologias mais transformadoras da atualidade, com o potencial de impactar profundamente a economia, a sociedade e o meio ambiente. No contexto do Estado do Amazonas, a regulamentação do uso da IA é uma medida essencial para garantir que o desenvolvimento tecnológico ocorra de forma alinhada aos interesses da população local e às particularidades da região.
Por isso, iniciou o prazo de três dias na pauta de tramitação ordinária desta sexta-feira, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei (PL) nº 940/2024, que busca regulamentar o uso da IA no Estado. De autoria do presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), o projeto propõe a criação do Comitê Estadual de Inteligência Artificial (CEIA), voltado para consolidar um modelo de governança participativa, com a inclusão de diversos setores da sociedade, especialistas e representantes do governo.
“A adoção de tecnologias de IA pode contribuir significativamente para a preservação ambiental, monitoramento de desmatamento, gestão de recursos naturais e soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável”, afirma o presidente Cidade, falando ainda do compromisso com uma abordagem equilibrada, promoção da inovação e ao mesmo tempo assegurando a ética, a transparência e a responsabilidade.
Outra matéria que também constou na pauta de tramitação desta sexta-feira foi o PL nº 942/2024, apresentado pela deputada Débora Menezes (PL), tratando sobre sanções administrativas para a prática de crimes de divulgação de conteúdo íntimo sem o consentimento da mulher.
Segundo o texto, o infrator estará sujeito às sanções administrativas de multa no valor de 5 a 10 salários mínimos, em caso de reincidência, esta multa passaria a ser de 20 a 50 salários mínimos. Os valores arrecadados com as multas deverão ser revertidos à Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que os destinará aos programas e iniciativas de combate à violência contra a mulher. “A exposição não autorizada de conteúdo íntimo é uma violação devastadora, que precisa ser combatida com firmeza e severidade”, afirma a deputada.
Mobilidade urbana
Com objetivo de estabelecer a implementação de medidas sustentáveis para melhoria no transporte público, no âmbito estadual, visando aprimorar o sistema de transporte público, promover a eficiência, acessibilidade e sustentabilidade, a deputada Joana Darc (UB) apresentou o PL nº 919/2024.
Dentre as medidas propostas estão o incentivo ao transporte urbano coletivo, priorização do transporte público, controle de circulação de automóveis em determinadas áreas, criação de ciclovias e bicicletários em pontos estratégicos e incentivos para a aquisição de veículos elétricos e híbridos por empresas operadoras.
“O transporte público ganha cada vez mais destaque e precisa levar em conta que resolver as demandas dos passageiros envolve diretamente o cuidado com questões ambientais”, disse Joana Darc, ressaltando que o desenvolvimento do transporte sustentável requer também mudanças de comportamento e nos hábitos da população.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Deputado João Luiz destaca políticas públicas de prevenção ao suicídio entre indígenas do Amazonas

22 de maio de 2025
Legislativo Estadual

No Dia Mundial da Biodiversidade, Comandante Dan abraça Parque do Mindu

22 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Joana Darc realiza operação de resgate e castração de 100 gatos, encontrados em casa de idosos do Careiro da Várzea, no Amazonas

22 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade alerta estudantes sobre crimes sexuais e virtuais, durante ação do Maio Laranja, na Aleam

22 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Thiago Abrahim confirma que aeroporto de Itacoatiara será contemplado com investimento de R$ 100 milhões para obras de ampliação e modernização

22 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan denuncia assédio a pescadores em Lábrea

22 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual