Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Projeto Trilhas da Capital reúne boas práticas de escolas estaduais de Manaus

2 de abril de 2024
Compartilhar

As iniciativas serão apresentadas em cursos de formação a serem desenvolvidos pelo Cepan na capital em 2024

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de formação profissional Padre José de Anchieta (Cepan), está executando o projeto de formação “Trilhas da Capital”, que tem como objetivo reunir boas práticas em escolas de todas as Coordenadorias Distritais de educação (CDEs), de Manaus.

No total, as equipes de formadores do Cepan acompanharão as boas práticas realizadas em 21 escolas das CDEs, na capital, que servirão de subsídios para as formações continuadas do projeto “Trilhas da Capital”. As equipes já visitaram escolas das CDEs 1, 2, 3 e 4.

As iniciativas serão condensadas em formações (atividades de acordo com o perfil de cada escola que podem ser palestras cursos ou oficina , previstas para serem executadas pelo Cepan a partir deste mês de abril.

Nesta segunda-feira (01/04), seis escolas das CDEs 5 e 6 receberam a visita da equipe do Cepan. O objetivo é reunir atividades exitosas em 2023, as quais não ficaram apenas em sala de aula, as ações também contemplaram iniciativas de gestores e pedagogos, bem como de outros trabalhadores da educação, como manipuladores de alimentos, auxiliares de serviços gerais e agentes de portaria.

“As escolas que vão receber as formações serão escolhidas a partir dos seus desempenhos no último Índice de Desenvolvimento da educação básica (Ideb). Será uma formação em serviço, o que quer dizer que o Cepan vai até a unidade de ensino realizar o trabalho”, destacou a diretora do Cepan, Regina Ortiz

O cronograma de visitas às escolas chega ao fim no dia 8 de abril, quando 21 unidades de ensino, sendo três por coordenadoria, terão apresentado as atividades exitosas. Os formadores organizarão os conteúdos e iniciativas abordadas em formações.

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Durante as visitas, além da exposição das práticas exitosas, o diálogo entre a equipe de formadores do Cepan e o corpo docente das unidades de ensino também formam um espaço de trocas e sugestões.

Cada escola apresenta o que considera seus principais desafios no dia a dia, e os professores também sugerem formações a serem desenvolvidas durante o ano. As informações geram relatórios por meio da Gerência de Formação (Gefor), da Secretaria de educação.

Práticas exemplares

Entre as escolas envolvidas no cronograma de exposições de práticas exitosas, o Centro de educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, localizado na zona leste de Manaus, tem um exemplo de iniciativa interdisciplinar. Desenvolvido pelos professores de história e ensino religioso da Instituição, o projeto “Povos Indígenas, Culturas Indígenas” promove o debate sobre a cultura dos povos originários para estudantes do 6° ano do ensino fundamental.

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

O projeto, que já levou à escola representantes indígenas dos povos Kambeba, Baré, Tupinambá, Tukanos e Sateré-Mawé, também vai proporcionar aos estudantes a visita a uma associação indígena, para o aprendizado de artesanato. A culminância da iniciativa será uma exposição dos itens produzidos pelos próprios estudantes.

“A ideia surge a partir da importância de trabalhar a diversidade dentro de sala de aula. Buscamos quebrar estereótipos, desde muito cedo com esses alunos”, ressaltou a professora de história, Dorotéia Duarte. O objetivo é fazer com que o projeto se estenda para todas as séries do ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano).

O post Projeto Trilhas da Capital reúne boas práticas de escolas estaduais de Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

  

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Capa, Governo do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima reforça segurança em Novo Airão com novas viaturas

13 de setembro de 2025
Amazonas

Detran-AM contempla 100 mototaxistas com kit de segurança no município de Novo Airão

13 de setembro de 2025
Amazonas

HPS Platão Araújo registra aumento de 60% no número de cirurgias ortopédicas

13 de setembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega 150 novos títulos definitivos de propriedade em Novo Airão

12 de setembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas fortalece políticas de acessibilidade em Novo Airão

12 de setembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Novo Airão e amplia ações de saúde e inclusão

12 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual