Serão implantadas bases em 21 municípios do interior
Foto: Paulo Bahia
O reforço na atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) nas cidades de Tefé e Manicoré por meio da instalação e ampliação de bases fixas da corporação foi planejado, nesta quinta-feira (27/2), durante encontro entre a corporação e os prefeitos dos dois municípios. Os serviços do CBMAM serão expandidos por meio da instalação dos Grupamentos de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP).
“Nós estamos trabalhando para potencializar as estruturas do Corpo de Bombeiros. Levar mais viaturas de combate a incêndio, levar mais efetivo e certamente quem ganha é o município, é o Estado. É um projeto do Governador Wilson Lima e nós estamos trabalhando junto com o município para integrar esforços e levar mais tecnologia e serviços de socorro”, disse o comandante-geral do CBMAM, Orleilso Muniz, sobre os dois encontros.
As reuniões ocorreram na sede do CBMAM, localizada na avenida Codajás, bairro Petrópolis, zona sul da capital.
Foto: Paulo Bahia
A primeira reunião ocorreu pela manhã desta quinta-feira (27/02), com o Prefeito de Tefé, Nickson Marreira. “Quero agradecer ao senhor e ao Governador Wilson Lima por essa importante iniciativa de dar esse apoio tão importante que Tefé precisa. Tefé é um município polo e sempre são bem-vindas essas ações. Essa parceria vai dar muito certo”, agradeceu Nickson.
O GCIP vai implantar bases em 21 municípios do interior para ampliar a cobertura de atendimento do Corpo de Bombeiros. O projeto é uma ação integrada entre os governos Federal, Estadual e Municipais, por meio de convênios. O investimento é no valor de R$ 21 milhões, via Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Recentemente, o comandante-geral passou a se reunir com os prefeitos de diversos municípios para apresentar o projeto de ampliação do CBMAM, determinado pelo governador Wilson Lima. Boca do Acre, Maués e Manaquiri foram os municípios com os quais a corporação alinhou sobre a implantação do projeto.
Foto: Paulo Bahia
O encontro com o prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio do Rosário, ocorreu à tarde. O chefe do executivo municipal também agradeceu o apoio do Governo do Estado e do o CBMAM. “Para nós é uma honra receber um projeto da grandeza da instalação do Corpo de Bombeiros no nosso município. Estamos prontos para dar celeridade, ser parceiro para que a gente possa efetivar esse projeto, que é o sonho do município”, afirmou Lúcio, que estava acompanhado do vereador e presidente da Câmara da cidade, Yuri Reis.
Viaturas, equipamentos, capacitação de brigadistas e efetivo para comandar os Grupamentos fazem parte do investimento do projeto.