Simulados da FVS-RCP reúnem 50 profissionais de 15 municípios
FOTO: Aline Reis/FVS-RCP, Letícia Araújo/FVS-RCP
Visando aprimorar o monitoramento de doenças, como sarampo, rubéola, coqueluche, meningite e de veiculação hídrica, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto(FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), treina, até quinta-feira (10/07), 50 profissionais de saúde de 15 municípios do Amazonas.
O treinamento, no auditório do Centro Universitário do Norte (Uninorte), é dividido em duas etapas: Simulado de Investigação de surto de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar, realizado nesta quarta-feira (09/07) e quinta-feira (10/07); e Simulado de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis, já realizado na segunda e terça-feira (07 e 08/07).
O objetivo é reforçar a importância do estudo de casos, com monitoramento e controle diante de casos suspeitos de doenças imunopreveníveis e de veiculação hídrica. Os participantes dos simulados são profissionais de vigilância epidemiológica, imunização e diagnóstico laboratorial de doenças imunopreveníveis, além de vigilâncias ambiental, sanitárias, assistência à saúde, laboratorial dos municípios.
FOTOS: Aline Reis/FVS-RCP, Letícia Araújo/FVS-RCPA diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que as iniciativas fortalecem e capacitam os profissionais da saúde, que devem colocar em prática os aprendizados. “Os conhecimentos adquiridos devem ser adaptados à realidade local, contribuindo para o aprimoramento das estratégias de vigilância. Esse alinhamento é fundamental e vai ao encontro do compromisso com a saúde da população”, afirma.
Uma das profissionais da FVS-RCP à frente dos simulados, Noelia Medeiros, da Gerência de Doenças Transmissíveis do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Fundação, acrescenta que os simulados exigem que os participantes planejem a preparação diante de emergências. “A ideia é que esses profissionais sejam multiplicadores desse conhecimento dentro do município em que atuam”, disse.
Uma das participantes dos simulados é a gerente do Programa de Imunização de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), Andressa Dutra, que participou do treinamento pela primeira vez. “Ver como se trabalha em conjunto com as vigilâncias das doenças, da imunização e laboratorial, nos gera bastante conhecimento, além de um olhar mais delicado com essas vigilâncias”, ressalta.
E a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), Fabiana Paixão, destacou a importância da atualização profissional. “Estamos revendo as formas de transmissão, diagnóstico laboratorial, importância da notificação”, acrescentou.
FOTOS: Aline Reis/FVS-RCP, Letícia Araújo/FVS-RCPSimulados
Os simulados são estratégias voltadas para treinar, avaliar e fortalecer a capacidade de resposta dos serviços de saúde diante das situações que possam envolver riscos à saúde pública. Entre os assuntos abordados nos dois simulados estão: notificação, monitoramento, investigação, vacinação, coleta, armazenamento e transporte de amostras biológicas; resolução de casos clínicos-epidemiológicos, protocolos e medidas de controle.
O post Saúde reforça preparo técnico para enfrentamento de doenças transmissíveis no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.