Ações de sensibilização visam a conscientização sobre a campanha de saúde mental; Colônia de Férias inicia no dia 13/01
FOTOS: Jimmy Christian/SeasA Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) iniciou nesta segunda-feira (06/01) uma série de ações internas nos Centros de Convivência da Família e do Idoso, visando o alinhamento e aprimoramento dos serviços oferecidos à população em vulnerabilidade.
A programação inclui o planejamento anual, mensal e diário, bem como, inscrições e rematrículas dos Grupos de Convivência e Projeto Mais Vida; matrículas para os novos usuários, além de capacitação dos servidores.
Simultaneamente, está sendo realizada a campanha “Janeiro Branco”, de conscientização da saúde mental e emocional, alertando os servidores sobre a importância da saúde emocional, sobretudo para o bem-estar e melhores condições de vida, no período em que se inicia mais um ciclo anual.
“Janeiro Branco” é um movimento brasileiro sobre saúde mental e que há mais de uma década convida a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional. Criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão, a campanha se consolidou como um marco no calendário brasileiro e, desde 2023, é reconhecida oficialmente pela Lei Federal (Lei 14.556/23).
Colônia de Férias
Outra ação que os Centros vão realizar no mês de janeiro são as Colônia de Férias para crianças e adolescentes, com o objetivo de atender famílias sem recursos financeiros. A Colônia de Férias é uma programação que oferece atividades recreativas, esportivas e educativas, e pode ser uma boa oportunidade para as crianças e adolescentes se divertirem, socializarem e desenvolverem-se.
FOTOS: Jimmy Christian/SeasA Colônia de Férias inicia a partir do dia 13/01 e se estende até o final do mês de janeiro, conforme a programação de cada centro. Além de atividades recreativas, como Gincanas, Peteca, Pula-corda, Xadrez, Caça ao tesouro, Arremesso de bambolê, Pintura, Origami; Campeonatos de Futsal, além da distribuição de brindes e lanches.
Além disso, em alguns centros, terão atividades externas como cinema e passeio no zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), que abriga animais da fauna amazônica,
A coordenadora do Projeto Vínculo SUAS: Rede de Cuidados da Família e da Comunidade/SEAS (RCFC), Rita Abecassis, destaca a importância dos CECFs e o Ceci organizarem o ambiente de trabalho, com objetivo de contribuir para a melhoria do clima organizacional, gerar harmonia e bem-estar, promovendo a cooperação, o respeito mútuo e a satisfação no trabalho. “Se faz necessário oferecer um ambiente acolhedor para nossos usuários neste novo ano que se inicia”, assinala.