Atividades visam o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para melhorar a qualidade de vida da população
Fotos: Kaylane Maria/SeasAproveitando a última semana de fevereiro, mês de conscientização sobre doenças crônicas como Alzheimer, lúpus e fibromialgia, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) está realizando várias palestras nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECF) e do Idoso (CECI), incentivando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para melhorar a qualidade de vida dos frequentadores.
Na manhã da segunda-feira (24/02), o Centro Estadual de Convivência do Idoso, que por motivo de obras de manutenção está funcionando atualmente nas dependências do CECF Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antônio, tratou o tema com envelhecentes e idosos dos Grupos de Convivência “Estimuloteca” e “Criative-se”, destacando a importância do dos cuidados com a saúde.
Na palestra, a assistente social Elizete Seixas, técnica da Seas, alertou sobre a importância de buscar o tratamento adequado assim que surgirem os primeiros sintomas, explicando que o alzheimer inicia com demência que pode causar perda de memória. E o lúpus é uma doença autoimune que pode atacar diferentes órgãos do corpo, enquanto a fibromialgia causa dores intensas e crônicas no corpo.
Elizete Seixas disse que além de obterem conhecimentos, os frequentadores dos centros se tornam multiplicadores dessas informações aos familiares e amigos, já que são frequentadores assíduos e participam de uma infinidade de atividades voltadas para a memória e o corpo. “Na campanha Fevereiro Roxo procuramos realizar várias ações visando melhorar a qualidade de vida dos nossos usuários”, assinala.
Frequentadora do Ceci Aparecida, dona Dalvani Alves da Costa, de 64 anos, que participou da palestra, destacou a importância desse tipo de atividade e afirma que encontrou no espaço uma nova forma de viver. “Sentia muitas dores no corpo, o que causava tensão e desânimo; com as aulas de estimuloteca, exercícios voltados para a mente e as atividades físicas, eu me sinto renovada”, garante.
Foto: Kaylane Maria/Seas
Programação
Os demais Centros de Convivência também estão realizando programação voltadas para o fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja – leucemia na medula óssea -, nesta semana.
Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou – Santo Antonio
24/02 e 26/02: Grupo de Convivência Bom de papo 1 e 2, Roda de Conversa sobre Leucemia – Campanha fevereiro laranja, na Sala Multiuso III, às 14h30 e 15h30.
25/02- Grupo de Convivência Dona de Mim, Roda de Conversa sobre Leucemia – Campanha fevereiro laranja, na Sala Multiuso III, às 15h.
26/02 – Grupo de Convivência Pode Falar, Roda de Conversa sobre a campanha fevereiro roxo e laranja, na Sala Multiuso III, às 10h.
27/02- Fevereiro Roxo – Conscientização do Alzheimer e carnaval, Palestra e Bloco Respirar Magdalena, lanche compartilhado, na Sala da atividade física/Respirar, às 8h e 14h.
Centro Estadual de Convivência da Família 31 de Março – Japiim
24/02 – Palestra e Dinâmica Fevereiro Roxo e Laranja: Mês de conscientização sobre lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia com o Grupo Florescer, na Sala de Dança, das 15h às 16h.
26/02- Aulão de Funcional e Pilates encerramento do Fevereiro Roxo e Laranja: Mês de conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia, na Quadra Poliesportiva, 9h às 10h.
Centro Estadual de Convivência Família André Araújo – Raiz
26 a 28/02 – III Simpósio de Doenças Autoimunes. Serão três dias de palestras com objetivo de sensibilizar sobre alzheimer, fibomialgia e lúpus em alusão a Campanha Fevereiro Roxo, na Sala Multiuso, às 9h e 14h.