Encontro tem como objetivo fornecer apoio técnico aos membros estaduais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar está participando do 2° Ciclo Formativo de 2025 da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) do Ministério da Educação (MEC), que, nesta edição, acontece na capital amazonense. O ciclo teve início na segunda-feira (19/05), e segue até o dia 22 de maio, com a presença de profissionais da educação de todos os estados do Brasil.
O evento tem como objetivo fortalecer o CNCA e colaborar com a formulação e a pactuação de esforços de implementação das políticas, programas e ações em defesa da garantia do direito à alfabetização, bem como fornecer apoio técnico aos membros estaduais da Rede.
Para a secretária de Educação do Amazonas, Arlete Mendonça, políticas como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada ajudam a diminuir as dificuldades em fazer educação em um estado com dimensões continentais, como é o caso do Amazonas.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“O Amazonas segue em movimento e estamos avançando na alfabetização e em outras políticas educacionais, por meio do regime de colaboração e com o compromisso de fortalecer o direito à aprendizagem para todas as crianças, em todos os cantos do nosso estado. Trabalhamos com foco na qualidade, mas, sobretudo, com um olhar atento à equidade”, afirmou a secretária.
Durante a abertura do encontro na tarde da segunda-feira, houve uma acolhida calorosa com apresentações culturais. O aluno João Eduardo, 8, do 4º ano da Escola Estadual (EE) Isaac Benayon Sabbá, localizada no bairro São Jorge, fez a leitura de um trecho do livro “Amazonas, pátria da água”, do escritor amazonense Thiago de Mello para recepcionar os convidados.
A secretária nacional de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt, liderou o encontro, acompanhada de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Márcia Baldini, a diretora de avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Hilda Aparecida, e do representante da diretoria de políticas e diretrizes da Educação Básica Integral do MEC, João Paulo Mendes, além dos articuladores estaduais.
De acordo com a secretária nacional de Educação Básica, Kátia Schweickardt, o Compromisso é um marco na história das políticas públicas de alfabetização no Brasil, repleto de conquistas significativas e desafios ainda por superar. “A gente vem atravessando momentos muito difíceis, hora seca, e hora enchente, e tudo isso desafia muito quem faz educação básica na nossa realidade. Por isso que a gente fala que o fator amazônico precisa ser considerado e eu tenho batalhado muito por isso lá no Ministério”, pontuou.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarCompromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem o objetivo de garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, focando, também, na recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero.
O post Secretaria de Estado de Educação participa do segundo encontro de 2025 da Renalfa apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.