Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Manaus Atual
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Manaus AtualManaus Atual
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Secretaria do Meio Ambiente do Amazonas e Verra firmam parceria para fortalecer mercado de carbono no estado

13 de novembro de 2024
Compartilhar

Colaboração entre as instituições visa aprimorar mecanismos de alta integridade para geração de créditos no Estado

FOTO: Divulgação/ Consórcio Amazônia Legal

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), assinou, nesta quarta-feira (13/11), um Memorando de Entendimento com a certificadora de projetos de créditos de carbono Verra, durante a COP29, que ocorre na cidade de Baku, no Azerbaijão. O objetivo da parceria é impulsionar o desenvolvimento do mercado de carbono no Amazonas.

A iniciativa estabelece uma colaboração estratégica entre a Sema e a Verra, para fortalecer a regulamentação ambiental e aprimorar os mecanismos de alta integridade de mercado de carbono, promovendo a sustentabilidade e incentivando a redução de emissões de gases de efeito estufa na região amazônica.

“A Verra é a maior certificadora de créditos de carbono do mundo. Essa parceria representa um avanço significativo na trajetória de sustentabilidade do Amazonas, pois vai proporcionar todo o suporte necessário para que o Estado seja um gerador de créditos de alta integridade, seguindo critérios ambientais rigorosos, com garantia de alto impacto ambiental, social e para a economia de baixo carbono que buscamos”, destacou Eduardo Taveira, que representa o governador Wilson Lima no evento.

“Estamos honrados que o estado do Amazonas tenha selecionado a Verra como parceira no fortalecimento dos mercados regionais de carbono. Esses mercados detêm a chave para desbloquear o financiamento climático necessário para reduzir emissões, salvar florestas, reter a biodiversidade e apoiar comunidades locais. Estamos ansiosos para colaborar de perto com o estado do Amazonas, que tem realizado um trabalho crítico no avanço de soluções climáticas baseadas na natureza em sua jurisdição”, disse a CEO do Verra, Mandy Rambharos.

O acordo estabelece três áreas de cooperação principais: formação de capacidades; intercâmbio de informações; e fortalecimento da regulamentação. Essas atividades serão coordenadas conforme as necessidades do Amazonas e a disponibilidade técnica da Verra, organização internacional de referência em padrões e certificações de carbono.

Formação de Capacidades

A Verra vai liderar um programa de formação que abrangerá temas essenciais para a estruturação do mercado de carbono local, incluindo uma visão geral dos mercados de carbono, os requisitos e metodologias do Programa VCS (Verified Carbon Standard), operações do Registro Verra, além dos Programas SDVista e CCB (Climate, Community & Biodiversity).

Intercâmbio de Informações

FOTO: Divulgação/ Consórcio Amazônia Legal

Para aprimorar o conhecimento e o suporte técnico mútuo, as duas partes irão trocar informações públicas sobre o mercado de carbono. A Verra também facilitará o acesso a informações contidas em seu Registro de Carbono, permitindo ao Amazonas utilizar dados relevantes para implementar a metodologia mais recente de REDD+, a VM0048, e desenvolver novos instrumentos de alta integridade de descarbonização no estado.

A VM0048 utiliza uma nova abordagem para contabilizar as reduções de emissões de desmatamento e degradação florestal. Para definir a linha de base de um projeto de REDD, a metodologia escala a área de referência para toda a jurisdição e distribui o risco de desmatamento por todo o Estado, incluindo as áreas específicas do projeto, para determinar o desmatamento que provavelmente ocorrerá ali.

O processo alinha a contabilização dessas reduções de emissões com programas nacionais e subnacionais emergentes, garantindo que os projetos sejam contabilizados de forma consistente em toda a jurisdição e evitando a dupla contagem.

“O desenvolvimento dessa metodologia é baseado em uma década de experiência do Verra. Nós seremos o primeiro Estado brasileiro a aplicar essa abordagem, o que reforça o compromisso do Amazonas em gerar créditos de altíssimo valor agregado, em consistência com as metas de ação climática que delineamos por meio do Programa Amazonas 2030”, ressaltou o secretário.

Fortalecimento da Regulamentação

FOTO: Divulgação/ Consórcio Amazônia Legal

Como parte do compromisso de apoio ao Amazonas, a Verra contribuirá com comentários públicos sobre novas regulamentações estaduais para o mercado de carbono, com base em sua expertise internacional. A organização também participará de mesas-redondas e debates públicos, oferecendo informações técnicas conforme solicitado pelo Estado, para garantir uma regulamentação alinhada às melhores práticas globais.

O acordo firmado não é exclusivo, o que permite que ambas as partes colaborem livremente com outros parceiros do setor. Essa abordagem favorece um ambiente de intercâmbio e inovação, essencial para o crescimento sustentável do mercado de carbono no Amazonas.

Com essa aliança, o Amazonas dá um passo importante para consolidar o estado como um líder em iniciativas de carbono na América Latina, estabelecendo um modelo de cooperação que pode ser replicado por outras regiões no Brasil e no mundo.

Receba as últimas notícias de "Manaus Atual" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Assuntos Agência Amazonas, Capa, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Ipaam garante rastreabilidade da madeira legal no Amazonas

14 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas injeta R$ 270 milhões na economia com Auxílio Estadual até junho deste ano

14 de julho de 2025
Amazonas

Em Canutama, extrativistas recebem orientação sobre extração de látex e óleos vegetais

14 de julho de 2025
Amazonas

Festival Folclórico do Amazonas: Segunda noite reúne cerca de 15 mil pessoas e encanta o público com emoção e diversidade

14 de julho de 2025
Amazonas

Limpa Crédito: Afeam realiza ação de liquidação e renegociação de crédito em Rio Preto da Eva

14 de julho de 2025
Amazonas

Escola Estadual Ryota Oyama, em Parintins, incentiva a leitura e escrita por meio de aulas lúdicas

14 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Termo de Uso
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Manaus Atual