O evento reuniu representantes de diversos setores econômicos visando discutir as diretrizes do Plano no Amazonas
Foto: Angelo Vinicius/ Sedecti
A Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) promoveu, nesta segunda-feira (06/10), a primeira etapa do workshop voltado à construção do Plano de Ação de Bioeconomia do Amazonas, cuja fase inicial foi centrada em discussões sobre o eixo de governança, nas quais os representantes dos setores público, privado e do terceiro setor, forneceram sugestões para o fomento do Plano. O encontro foi realizado no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), localizado no bairro Distrito Industrial, zona sul de Manaus.
O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros, destacou o papel da participação de cada esfera econômica local na formulação do documento. “Juntamos os setores de forma que a gente consiga, a partir daqui, fazer as ações e ir condensando cada uma delas, para que possamos, de fato, executar esse plano”, afirmou Jeibi.
O diretor de operações do CBA, Caio Perecin, enfatizou a parceria com a Sedecti na recepção dos eventos destinados à formulação do Plano de Bioeconomia, garantindo a importância de visar novos passos rumo às próximas etapas de construção do Plano de acordo com cada demanda específica dos setores participantes.
Fotos: Angelo Vinicius/ Sedecti“Continua sendo um prazer para o CBA receber os eventos relacionados à questão da bioeconomia no Amazonas. Nós vemos que é um plano fundamental para o desenvolvimento do Estado, e agora é uma grande satisfação ver como estamos avançando agora. Então, ficamos satisfeitos e queremos fortalecer essa parceria com a Sedecti nas ações que vão trazer benefícios para toda a sociedade”, declarou Caio.
Representando o setor público, a assessora técnica da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Aline Guimarães, salientou a necessidade de interligar cada uma das esferas econômicas para que o Plano seja finalizado e prontamente efetuado.
“Estamos participando deste workshop com a finalidade de compilar os dados relacionados ao Plano de Bioeconomia com uma conexão entre os setores, e a ideia é que esses planejamentos sejam inseridos dentro do Plano para que possamos validá-lo e finalizá-lo, e para isso, as instituições públicas devem estar convergentes nas ideias”, destacou Aline.
Fotos: Angelo Vinicius/ SedectiDentre os representantes do setor privado, estava Camilla Oliveira, da empresa Agro Nova Vida, que pontuou as contribuições principais direcionadas ao setor específico, além dos direcionamentos que o Plano Estadual de Bioeconomia PODE fornecer aos empreendedores da região.
“A importância desse workshop para o setor privado é fazer uma organização de observatório sobre qual vai ser o prazo e qual será o benefício do setor privado. Ao fazer essa identificação, é importantíssimo pois estamos fazendo a colaboração aqui hoje, e que isso se estenda para ter um custo melhor ao setor privado, visando ter um banco de dados eficiente”, enfatizou Camilla.
As próximas etapas do workshop serão realizadas nos dias 8 e 10 de outubro, no CBA, onde haverão novos debates baseados nos demais eixos do Plano de Ação de Bioeconomia.
O post Sedecti realiza primeira etapa de construção do Plano de Ação de Bioeconomia voltada ao eixo de governança apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.