Dado do Ministério da Justiça reflete investimentos do Governo do Estado no combate ao narcotráfico e à criminalidade na região
Fotos: Mauro Neto /Arthur Castro Secom
O Amazonas lidera o ranking de apreensões de entorpecentes (maconha e cocaína) na região Norte com 25.251kg (69%) interceptados, entre janeiro e julho de 2024. Esse volume representa duas vezes mais que toda droga apreendida nos demais estados do Norte do país, que somam 11.339kg (11%), no mesmo período, além de mais drogas que todos os estados somados da região Nordeste, que registrou 21,847kg. Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Os dados do MJSP fazem parte de um levantamento feito até o final do mês de julho, e engloba todos os estados da federação. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realiza diariamente o balanço das ações de combate e repressão ao narcotráfico em todo o território amazonense, o que já resultou na apreensão de cerca de 30 toneladas, neste mês de agosto, representando um prejuízo ao crime organizado na ordem de mais de R$ 900 milhões.
Fotos: Mauro Neto /Arthur Castro Secom
Essa expressiva apreensão reflete os investimentos empregados pelo governador Wilson Lima nas Forças de Segurança que atuam no combate ao narcotráfico e à criminalidade na região. No último dia 2 de agosto, ocorreu a maior apreensão de drogas, entre cocaína e pasta-base de cocaína, já registrada no Amazonas, no município de Benjamin Constant, na calha do Solimões, onde foram apreendidas 4,3 toneladas de entorpecentes.
“Todas as apreensões que estamos fazendo são resultados de investimentos que estão sendo realizados como nas nossas Bases Arpão, em lanchas blindadas, na aquisição de equipamentos e de armamentos pesados para combater o crime organizado. Parte desses equipamentos recebemos do Governo Federal, inclusive metralhadoras neguebas, foram doadas pelo Ministério da Justiça, assim como a cessão de homens da Força Nacional, da Polícia Federal, e o pagamento de diárias para os nossos policiais para que possam atuar nessas bases e na região de fronteira”, explicou o governador Wilson Lima.
Fotos: Mauro Neto /Arthur Castro Secom
Além de infraestrutura, os investimentos em pessoal também colaboram nas ações de combate à criminalidade no estado, como a convocação, em 2023, de novos servidores do último concurso da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), que já trouxe resultado na mais recente operação realizada de apreensão de 4,3 toneladas de drogas na cidade de Benjamin Constant.
Essa ação, que ocorreu de forma integrada entre as polícias Civil, Militar e o Exército Brasileiro, foi coordenada pela delegada da Polícia Civil nos municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant, Mayara Magna, que faz parte da nova turma dos concursados convocados pelo governador Wilson Lima no ano passado.
Fotos: Mauro Neto /Arthur Castro Secom
Reconhecimento
A diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Camila Pintarelli, esteve, no dia 12 de agosto, na capital, para participar das entregas de equipamentos, veículos e obras para as Forças de Segurança que atuam no estado, por meio de recursos do Governo do Estado e do MJSP. Na ocasião, ela destacou a eficiência do Governo Estadual na condução da aplicação dos recursos públicos em estrutura e na valorização dos servidores.
“A impressão que a segurança pública do Amazonas passa ao Ministério da Justiça é de seriedade; é de um investimento inteligente e de uso eficiente dos recursos federais que são repassados. Ao presenciar essa grande apreensão ser conduzida por uma mulher, mostra como o Amazonas, além de gerir de forma de forma séria, também gere os seus recursos humanos de forma eficiente”.
Fotos: Mauro Neto /Arthur Castro Secom
Trabalho efetivo
O diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), delegado Paulo Mavignier, disse que os investimentos no efetivo asseguram a confiança da população na segurança pública no interior.
“O investimento que vem sendo feito na segurança pública, sendo o principal deles o efetivo, com a nomeação dos delegados, investigadores e escrivães, trouxe uma nova realidade para o interior. E isso está trazendo resposta para a população de todas as regiões do Amazonas, das fronteiras e divisas, para que consigamos mudar a realidade do interior. Hoje a população ribeirinha se sente muito mais segura; temos números; temos prisões acontecendo, e inclusive uma aproximação da polícia e da comunidade”.
O comandante de policiamento do interior da PM, coronel Hildvaney Freitas, pontuou que as aquisições de equipamentos e materiais de segurança colaboram para o trabalho de policiamento ostensivo e a na preservação da ordem pública nas cidades do interior.
“Estamos efetuando um combate mais frequente na ação de piratas, principalmente, na região do Médio Solimões. Com a aquisição dessas lanchas blindadas, estamos conseguindo realizar um combate mais eficaz a essa modalidade de crime que, infelizmente, assola aquela região do Amazonas. Assim como estamos executando a preparação dos policiais militares para atuar no combate à violência doméstica. E hoje já contamos com inúmeros municípios no interior do com Rondas Maria da Penha para atuar nessa área”.