O evento acontece nos dias 29 e 30 de agosto, na UFAM
Foto: Ygson França/SEJUSC
Com foco em discutir e propor políticas públicas para o direito da mulher, a Secretaria de estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Amazonas (Cedim) realizam a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Amazonas, que acontece entre os dias 29 e 30 de agosto de 2025, na Universidade Federal do Amazonas.
De acordo com a secretária executiva de Política para as Mulheres, Syrlan Picanço, a conferência é um espaço de diálogo e construção coletiva, para transformar demandas em políticas públicas reais. “O Governo do Estado tem se comprometido para que essas políticas estejam sendo realizadas, com protocolos sendo realizados, com cursos, com capacitações de servidores, tentando tirar essas mulheres desse ciclo de violência”, pontua.
Após quase uma década suspensa, a conferência é retomada com o incentivo e a atuação do Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres, reafirmando-se como um espaço democrático e plural de construção coletiva, que reúne sociedade civil e poder público para debater e propor políticas públicas voltadas às mulheres em toda a sua diversidade.
A presidenta do Cedim, Marília Freire, ressalta a importância desse espaço para debater diálogos importantes para construção de políticas para as mulheres. “A Conferência Estadual é um momento estratégico para dar visibilidade às demandas das mulheres amazonenses, fortalecer a participação social e reafirmar o compromisso do Estado com a promoção da igualdade de gênero”, afirma.
Foto: Ygson França/SEJUSC
O encontro reunirá delegadas eleitas nas conferências municipais, representantes do poder público e da sociedade civil, e participarão de um processo de construção coletiva que irá subsidiar as propostas e eleger as delegadas do Amazonas para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Além das delegadas, também será permitida a inscrição de participantes interessados em acompanhar a Conferência. Essas participantes terão direito à voz nos debates, mas não ao voto nas deliberações finais. As interessadas em participar da Conferência podem se inscrever pelo formulário disponível em: http://forms.gle/qJSb1tVYA8fjYVjE7.
A Conferência será um espaço de articulação entre o poder público e a sociedade civil, voltado à formulação de propostas que contribuam para a efetivação de políticas públicas de enfrentamento à violência, promoção da autonomia econômica, saúde integral e garantia de direitos. Essas propostas também poderão subsidiar a construção e o fortalecimento dos planos municipais e estadual de políticas públicas para as mulheres.
O primeiro dia de Conferência acontece no Auditório Eulálio Chaves, no mini campus da UFAM. Com credenciamento a partir das 13h e abertura oficial às 18h30. Já no segundo dia as atividades iniciam às 8h, no auditório da Faculdade de Psicologia da UFAM.
O post SEJUSC e Cedim promovem a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.